• Marcação Online calendar
  • Fale com um assistente chat
  • Checkup Online agenda
  • Oferta de avaliação médica gift

Amamentação e Saúde Oral: o impacto nos bebés

  • Amamentação e Saúde Oral: o impacto nos bebés

    Descubra qual é a importância da amamentação para o desenvolvimento dos mais pequenos.

    A amamentação ajuda a evitar defeitos no esmalte dentário do bebé.

    Odontopediatria

Notícias

Amamentação e Saúde Oral: o impacto nos bebés

A obtenção de nutrientes pela amamentação é um dos fatores mais importantes para o adequado desenvolvimento do bebé. No entanto, esse não é o único benefício desta função materna, que pode ter muitas outras consequências para os mais pequenos. Sabe de que forma é que um processo tão simples pode afetar a Saúde Oral?
 

Amamentação e Saúde Oral: quais são os efeitos?


A amamentação pode trazer algumas consequências para a Saúde Oral dos bebés. Vejamos alguns exemplos.

Amamentação e Saúde Oral: o impacto nos bebés
 

Desenvolvimento adequado do bebé

O esforço realizado pelo bebé para obter leite durante a amamentação é essencial para o seu crescimento harmonioso. De facto, para além de disponibilizar nutrientes importantíssimos, esta fase também favorece o desenvolvimento correto dos músculos da face, das arcadas dentárias, da articulação temporomandibular e da própria fala.
 

"O esforço realizado pelo bebé favorece o desenvolvimento das arcadas dentárias, da articulação temporomandibular e da própria fala."


Evita maus hábitos


Além dos benefícios referidos anteriormente, o esforço de sucção feito pelo bebé também estimula a respiração pelo nariz e protege a sua oclusão dentária, evitando defeitos causados por mordidas em objetos ou pela sucção de chupetas e dedos.


Previne defeitos no esmalte


Os minerais que se encontram no leite materno desempenham um papel muito importante na prevenção de defeitos no desenvolvimento do esmalte dentário.


Exige uma limpeza adequada


Estudos recentes mostram que a amamentação pode ser um fator de risco para o aparecimento de cáries no futuro, sobretudo se for feita de forma prolongada e de noite, sem os cuidados de higiene necessários. Evite problemas e higienize a boca do bebé de acordo com as recomendações do seu médico dentista.


Pode afetar os dentes do siso


A duração do período de amamentação deve ser bem analisada, já que também pode condicionar o desenvolvimento de dentes do siso. Um estudo desenvolvido pelo investigador Luís Couraceiro, na CESPU (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário), aponta para uma maior incidência de sisos inclusos em casos de períodos reduzidos de amamentação pela mama.
 

Esclareça todas as suas dúvidas e faça o melhor pelos mais pequenos


Como vimos, para além de garantir que o bebé tem acesso aos nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento, a amamentação traz muitos outros benefícios e exige cuidados que devem ser do conhecimento dos adultos.

Sendo este um processo essencial nos primeiros seis meses de vida, a verdade é que o adequado desenvolvimento da estrutura facial e a Saúde Oral do bebé também dependerão bastante dos cuidados tidos nesta fase. Por isso, procure um médico, esclareça todas as suas dúvidas e assegure-se de que a amamentação é realizada de acordo com as recomendações mais indicadas para a mãe e para o bebé.