Oclusão dentária

  • Oclusão dentária

    Dores de cabeça? Poderá sofrer de má oclusão.

    Saiba o que é a oclusão dentária e perceba os impactos que pode ter na sua Saúde e bem-estar.

    Saúde Oral

Notícias

Trata-se de um termo técnico que não faz parte do quotidiano da maioria das pessoas. Mas, provavelmente, já ouviu falar neste nome numa das suas visitas ao dentista. Neste artigo, perceba, de uma forma muito simples, o que é a oclusão dentária. E saiba porque é tão importante para a nossa Saúde Oral e para o nosso bem-estar geral.

 

O que é a oclusão dentária?

A oclusão dentária é um fator muito importante na nossa Saúde Oral. Diz respeito à forma como os nossos dentes e maxilares encaixam. Para que a nossa boca funcione bem ao nível da mastigação, fonética, da deglutição e da estética, é necessário que os nossos dentes da arcada superior (maxilar) se relacionem bem com os dentes da arcada inferior (mandíbula). Para que haja uma boa oclusão, os nossos dentes deverão estar posicionados corretamente e ter as dimensões certas, para que encaixem de forma ideal.

A oclusão refere-se à forma como os nossos dentes encaixam uns nos outros.

 

O que pode provocar uma má oclusão?

Diz-se que temos uma má oclusão quando os nossos dentes não encaixam corretamente, comprometendo as principais funções da nossa boca. Existem vários fatores que podem provocar uma má oclusão dentária:

  • Parafunções orais - de entre os maiores causadores de má oclusão, as parafunções orais têm uma posição de destaque. Aqui incluem-se hábitos como morder os lábios, chuchar no dedo, roer as unhas e um dos inimigos mais silenciosos da nossa Saúde Oral, o bruxismo. Estes comportamentos, ao longo do tempo, provocam alterações na posição e formato dos nossos dentes, fazendo com que estes deixem de encaixar corretamente.

  • Perda dentária - quando perdemos um dente definitivo e não o substituímos, ficamos com um espaço livre, com uma lacuna em boca. Como o nosso organismo não gosta de desequilíbrios, esforça-se por colmatar essa lacuna. Os dentes vizinhos começam a deitar-se e a mover-se para ocupar o espaço vazio. E os dentes oponentes começam a sair da linha da gengiva, para lá do que é normal, podendo mesmo chegar a cair. 

  • Defeitos ao nível da mandíbula - este é o principal motivo para a má oclusão dentária. Alguns defeitos de nascença, alguns acidentes, e o próprio avançar da idade, fazem com que muitas vezes a mandíbula não tenha espaço para suportar todos os dentes da arcada inferior. Assim, dependendo dos casos, os dentes definitivos inferiores poderão nascer desalinhados ou acabar por desalinhar um dia mais tarde.

 

Existem sintomas associados à má oclusão?

Sim. Uma má oclusão dentária pode vir acompanhada de vários sintomas. E acarreta uma série de consequências negativas não só ao nível das funções orais, como do nosso bem estar em geral. Se tivermos má oclusão, poderemos sentir dores de cabeça frequentes, dores de pescoço, poderemos ouvir estalidos ou zumbidos ao longo do dia e poderemos ficar com todos os dentes desgastados ou destruídos.

Dependendo dos casos, existem formas de evitar a má oclusão.

 

Como podemos evitar a má oclusão?

Dependendo dos casos, se tivermos algum dos problemas listados acima, podemos ter alguns cuidados para evitar a má oclusão dentária:

  • Se tivermos bruxismo, devemos procurar a ajuda do nosso Médico Dentista de forma a encontrar uma solução para parar com este comportamento. Até que a situação seja resolvida, é importante usar uma goteira específica de forma a proteger os nossos dentes dos movimentos que fazemos ao ranger e apertar os maxilares. Quaisquer parafunções orais deverão ser faladas com o Médico Dentista. Por muito estranho que pareça, os dentistas estão preparados para ajudar os Pacientes a parar com uma série de comportamentos, mesmo quando é algo tão simples como o hábito de roer as unhas;

  • Se perdermos um ou mais dentes definitivos, devemos substituí-los assim que possível. Para evitar que os dentes vizinhos e os oponentes comecem a movimentar-se para ocupar o espaço vazio em boca, devemos procurar soluções de substituição dentária, como as próteses removíveis ou os implantes dentários. Quando o espaço está preenchido, os restantes dentes não irão movimentar-se, mantendo-se a oclusão ideal e todas as funções orais.

 

Existe tratamento para a má oclusão?

Existe. Para que a oclusão seja corrigida é necessário que os dentes voltem a estar com o posicionamento e forma corretos. Isto significa que uma má oclusão pode ser resolvida através de tratamentos ortodonticos, que permitem alinhar os dentes; através de tratamentos cirúrgicos, como no caso dos Pacientes com defeitos ao nível da mandíbula; através da substituição dentária, seja através de soluções fixas ou removíveis; e através da restauração dentária ou de próteses fixas sobre dentes - ou seja, através da aplicação de próteses como as coroas ou as facetas dentárias - de forma a corrigir o formato dos dentes muito desgastados.

Se tem dores de cabeça com frequência, poderá sofre de má oclusão.

 

Se tem dores de cabeça frequentes ou sente estalidos quando abre e fecha a boca, poderá sofrer de má oclusão dentária. Mas não se assuste. É um problema muito comum. Ainda que existam alguns cuidados que pode ter para evitar a má oclusão, nem sempre é possível prevenir este problema.

Marque uma consulta de avaliação médica numa das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária. Fique a saber tudo sobre o estado da sua Saúde Oral. Sem qualquer compromisso ou encargos para si.