Próteses dentárias: que tipos existem?
Notícias
Existem vários tipos de próteses dentárias: conheça as diferenças
Algumas podem ser usadas só por si, outras têm de ser aplicadas com implantes. Mas nem sempre é fácil entender a diferença entre os termos utilizados pelos médicos. Para esclarecer de vez as dúvidas mais comuns, vejamos a diferença entre as próteses removíveis, fixas e semifixas.
Quais são as próteses removíveis?
As próteses removíveis podem ser as acrílicas (vulgarmente conhecidas como “placas”) ou as próteses esqueléticas, que são assim chamadas porque possuem um esqueleto feito de uma liga metálica.
No primeiro caso, a retenção é feita através do vácuo no céu-da-boca. E no segundo, através de ganchos nos dentes.
Quais são as próteses semifixas?
As próteses semifixas são as sobredentaduras. Estas opções continuam a ser uma prótese removível, mas já um pouco mais fixa. Por outras palavras, são próteses removíveis estabilizadas.
Normalmente, estas próteses são aplicadas sobre os chamados “locators”, que, no fundo, são apenas dois implantes na parte da frente (se for na arcada inferior), ou quatro (se for na arcada superior). E são usados para estabilizar a prótese e dar um maior conforto ao Paciente. Nesta opção, são colocadas peças na prótese que depois encaixam como se fossem uma mola nas peças que estão aparafusadas nos implantes.
Quais são as próteses fixas?
As próteses fixas, como o nome indica, são as próteses que não são removíveis pelo Paciente no dia-a-dia. Só podem ser removidas em consultório. Neste grupo, encontram-se as coroas unitárias (apenas um dente), as pontes (ou seja, um conjunto de dentes) e as próteses de arcada total.
As coroas unitárias podem ser aplicadas sobre dentes ou implantes.
Com as pontes dentárias, acontece o mesmo: podem ser aplicadas sobre dentes ou implantes.
Já as próteses fixas de arcada total podem ser aplicadas sobre oito, seis ou até quatro implantes, por exemplo, no caso de um all-on-4 ®.
Então, que tipos de próteses dentárias podem ser aplicadas com implantes?
Os implantes dentários podem servir para aplicar diferentes tipos de próteses. Desde a simples coroa unitária, passando pela ponte de alguns dentes, até à prótese de arcada total que substitui uma arcada inteira.
A Implantologia veio substituir as "placas" de tirar e pôr?
Sim, pode-se dizer que sim. Quando um Paciente recorre à colocação de implantes, é sempre com o objetivo de melhorar a situação em que está. Ou seja, se o Paciente tem uma prótese removível, pode ter um ligeiro desconforto associado, e algum receio de a deixar cair ou de se ver o gancho.
E o implante dentário resolve isso?
Sim, o objetivo da colocação de um implante dentário é sempre estabilizar ou fixar uma prótese. Se for para fixar, será uma prótese fixa. Se for para estabilizar, será uma prótese semifixa. Portanto, é sempre no sentido de eliminar as próteses removíveis e dar mais conforto, mais autoestima, mais segurança e… mais qualidade de Vida aos Pacientes.
"Os implantes permitem estabilizar ou fixar uma prótese."
Próteses dentárias: vantagens e desvantagens
Se gostaria de saber mais sobre as vantagens e desvantagens de cada prótese dentária, não tenha medo de marcar uma consulta de avaliação e procurar ajuda.
Hoje em dia, os tratamentos não causam qualquer tipo de dor. E com a ajuda do seu Médico Dentista, poderá esclarecer todas as suas dúvidas, escolher o tratamento que pretende, e voltar a sorrir tranquilamente.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.