Alergias e a Saúde Oral...?

  • Alergias e a Saúde Oral...?

    3 razões pelas quais este tema merece a sua atenção.

    As alergias podem ter impacto na nossa Saúde Oral. E até mascarar alguns problemas!

    Saúde Oral

Notícias

Em época de mudança de estação, quem sofre de alergias já sabe que vai passar por dias duros. E é um tema que, infelizmente, não passa ao lado de muitos de nós: é que 30% da população portuguesa sofre de alergias*.

Problemas que têm impacto no dia-a-dia e conforto de quase um terço dos portugueses. E que têm, inclusivamente, influência sobre a nossa Saúde Oral. Podendo até mascarar alguns problemas...

 

Alergias e Saúde Oral: existe uma relação?

Pode parecer estranho, mas é mesmo verdade. As alergias têm uma ligação à nossa Saúde Oral, a vários níveis. Veja porquê e descubra três tópicos que merecem a sua atenção.

Alergias de Primavera

 

A sinusite e a... dor de dentes?

A sinusite é relativamente comum durante as alergias da Primavera. E como os seios maxilares estão muito perto da estrutura dentária, este problema também pode causar dor de dentes.

Por isso, se sofrer com dor de dentes durante uma crise de sinusite, não se esqueça: as duas coisas podem estar relacionadas. Por outro lado, se também sentir sensibilidade dentaria, é igualmente possível que a dor de dentes se deva apenas a um problema dentário.

O melhor, como em qualquer dor de dentes, será mesmo consultar imediatamente o seu dentista. Num diagnóstico rápido e completo, terá a resposta que procura e saberá como atuar para eliminar a dor.

 

Menos saliva... cáries à espreita?

Com o nariz entupido e congestionado, sofrer de alergias faz-nos respirar pela boca mais do que gostaríamos. E isso, juntamente com os efeitos colaterais de alguns anti histamínicos, pode diminuir significativamente a quantidade de saliva em boca: o que favorece vários problemas dentários.
 

"Uma boca seca é um ambiente muito propício para a formação de cáries."


Porquê? Porque, apesar de não ser suficiente, a saliva desempenha um papel muito importante no controlo de placa bacteriana. E uma boca seca é um ambiente muito propício para a multiplicação das bactérias que contribuem para a formação de cáries

 

Dor de garganta ou... infeção dentária?

As dores de garganta podem ser especialmente comuns na Primavera. O problema é que uma dor de garganta pode dar a sensação de que se tem os gânglios linfáticos inflamados.

Mas a causa de uma inflamação dessa natureza também pode ser uma infeção dentária. Por isso, se essa sensação persistir, pode ser necessário consultar um dentista. Não hesite em procurar ajuda. 

 

Cuide da sua Saúde Oral, cuide de si.

Manter a Saúde Oral é essencial para todos nós. Mas se costuma sofrer com alergias, torna-se ainda mais importante que tenha alguns cuidados.

Para prevenir problemas desnecessários, escove os dentes, use o fio dentário de acordo com as recomendações do seu dentista e faça os possíveis para se manter hidratado, evitando ter a boca seca. 

Consulte o seu Médico assistente, trate das suas alergias e reduza o impacto que estas podem ter na cavidade oral. Além disso, sempre que tiver uma dor de dentes ou outro problema dentário, não se esqueça: visite imediatamente o seu dentista.

Aproveite todas as estações do ano de forma plena, seja feliz e Sorria para a Vida. 

 

*De acordo com dados da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em março de 2019 e revisto em setembro de 2021.