Fio dentário: como se usa?

  • Fio dentário: como se usa?

    Aprenda a fazê-lo passo a passo.

    O fio dentário deve ser utilizado todos os dias para ajudar a remover a placa bacteriana e os restos de alimentos que se alojam entre os dentes.

    Higiene Oral

Notícias

Os espaços entre os dentes acumulam, diariamente, restos de alimentos que se tornam bastante difíceis de eliminar. De facto, recorrer apenas à escovagem não é suficiente e a importância do fio dentário tem sido cada vez mais realçada pelos médicos dentistas. No entanto, a verdade é que este processo requer alguma prática, podendo revelar-se difícil se não for feito da melhor forma.

A entrar na época dos excessos natalícios, aproveite para aprender, passo-a-passo como se usa corretamente o fio dentário.

 

Qual é a utilidade do fio dentário?

A vantagem mais evidente do uso do fio dentário é, precisamente, ajudar na remoção da placa bacteriana e dos alimentos que ficam retidos nos espaços interdentários. Deste modo, é possível prevenir doenças nas gengivas, cáries e até eliminar o mau hálito de forma mais eficaz.

 

Como é que o devemos utilizar?

Existem 6 passos que o podem ajudar para ter uma boa higienização com fio dentário:

  1. Retirar da caixa – Utilize cerca de 40cm de fio dentário.

  2. Enrolar nos dedos – Comece por enrolar o fio nos dedos médios das mãos: num, a maior parte do fio e noutro uma pequena parte da extremidade oposta. Deixando algum fio entre os dedos, assegure-se de que utiliza fio limpo em cada espaço. Para isso, à medida que o for usando, enrole-o no dedo onde tinha colocado menor quantidade, inicialmente.

  3. Introduzir o fio entre 2 dentes – Com o auxílio dos polegares e dos dedos indicadores, coloque o fio no espaço entre dois dentes.

  4. Iniciar os movimentos – Fazendo a forma de um “C”, encoste o fio a uma das superfícies dentárias. Depois, deslize-o suave e verticalmente ao longo de cada dente. Neste processo, deverá ultrapassar ligeiramente a linha entre o dente e a gengiva, mas sem forçar. 

  5. Remover o fio do espaço – Para retirar o fio do meio dos dentes, faça movimentos suaves para a frente e para trás, até sair com facilidade.

  6. Repetir em todos os dentes – Efetue o mesmo processo para todos os dentes, até garantir que todos os espaços foram limpos.
     

Fio dentário: saiba como usar, passo a passo

 

Que tipo de fio dentário deve usar?

Existem vários tipos de fio dentário disponíveis no mercado, com várias características. Há fios que possuem vários filamentos e outros de filamento único, geralmente aconselháveis para quem possui os dentes mais apertados. Para além disso, existem produtos com vários sabores, com ou sem cera, com efeito branqueador, com haste e até porta-fios, escovilhões e outros fios especialmente concebidos para Pacientes que usam aparelho. 
 

"A escolha acertada dependerá das necessidades específicas de cada Paciente."

Ainda que estejamos perante um produto tão diversificado, não é possível dizer, à partida, qual é o melhor tipo de fio dentário. A escolha acertada dependerá das necessidades específicas de cada Paciente e, para isso, o ideal é aconselhar-se junto do seu médico dentista.

 

Antes ou depois da escovagem?

Esta é uma das principais dúvidas quando se fala do uso do fio dentário. A maioria dos profissionais aconselha que os Pacientes utilizem o fio dentário antes da escovagem. Ainda assim, mais do que a ordem pela qual são realizados, o essencial é que não se abdique de nenhum dos processos, pois só assim se conseguirá uma limpeza completa e eficaz dos dentes.

Se gostava de perceber melhor o funcionamento do fio dentário, agora tem mais informação para garantir que faz uma higiene oral perfeita. Experimente adotar estes passos e Sorria para a Vida!

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em abril de 2018 e revisto em dezembro de 2021.