Cáries dentárias

  • Cáries dentárias

    Como será que se formam?

    Entenda melhor o processo que leva à formação de cáries dentárias.

    Saúde Oral

Notícias

De acordo com a OMS, a cárie é uma das doenças mais prevalecentes no mundo inteiro, afetando mais de 40% da população global. Graças aos estudos desenvolvidos no nosso país, hoje sabemos que este é também um problema bastante comum entre os portugueses. No entanto, para muitos Pacientes, ainda não está clara a importância de tratar uma cárie assim que possível. Nem os motivos que poderão estar por detrás da formação destas lesões nos dentes. Compreenda o problema das cáries dentárias.

As cáries dentárias podem ser prevenidas com a ajuda do seu médico dentista.

 

Como se formam as cáries?

A formação de cáries está associada à presença de bactérias na boca do Paciente e a uma higiene oral incorreta. De um modo geral, o processo de destruição de um dente por cárie pode ser entendido em três etapas principais. Ora veja:

  1. Formação de placa bacteriana - Este é o primeiro passo para o aparecimento de cáries nos dentes. Na ausência de uma higiene oral adequada, e com o passar do tempo, aparecerá uma camada amarelada junto da gengiva e nos dentes. Formada por restos alimentares e bactérias, esta é a chamada placa bacteriana. 

  2. Libertação de ácidos e desgaste do esmalte - Uma vez formada esta placa, as bactérias dão continuidade ao processo. Alimentando-se dos açúcares dos alimentos, estes micro-organismos libertam um ácido que ataca os dentes e inicia a destruição do esmalte. 

  3. Destruição progressiva do dente - Se não forem identificadas e convenientemente tratadas desde o início, estes ácidos podem ir desgastando o dente de forma progressiva, causando orifícios cada vez maiores e levando à sua destruição total. Além disso, também podem surgir outros problemas ainda mais agravados, como infeções que acabam por afetar a saúde geral dos Pacientes.

Cáries: não adie o tratamento de uma lesão de cárie. Procure a ajuda do seu Médico Dentista.

 

Agora que já revimos o processo que leva ao aparecimento de cáries dentárias, não se esqueça de fazer os possíveis para prevenir este problema. De facto, apesar de ser bastante comum, esta é uma situação perfeitamente evitável com uma higiene oral adequada.

Visite a sua clínica regularmente, esclareça todas as suas dúvidas e garanta dentes fortes e saudáveis ao longo da sua vida.

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em julho de 2018 e revisto em setembro de 2020.