O ABC do Elixir Oral

  • O ABC do Elixir Oral

    Esclareça todas as suas dúvidas

    O elixir deve fazer parte da higiene oral diária.

    Saúde Oral

Notícias

O elixir oral, também chamado de colutório, é um passo importante da higiene oral diária. Mas também suscita muitas dúvidas. Será que faz bem? Quando é que devemos usar? Qual é o melhor tipo de elixir oral?

Chegou a hora de saber as respostas a todas estas questões!

O elixir oral não faz bem: faz muito bem!

 

A) O elixir oral faz bem?

O elixir oral é um excelente complemento à nossa higiene oral. Além de deixar um sabor fresco, que dura uma manhã inteira na boca, também tem, dependendo do tipo de produto, componentes que reforçam a nossa Saúde Oral, consoante cada caso.

No entanto, é mesmo importante reter a ideia de que o elixir oral deve ser escolhido com acordo com cada caso. Se estivermos a realizar um tratamento periodontal extenso, por exemplo, o elixir que nos for prescrito pelo nosso dentista ou higienista oral vai servir-nos para aquele momento em específico. Se quisermos usar aquele elixir oral para sempre, apenas porque foi recomendado uma vez, poderá ter alguns malefícios.

Por isso, a utilização de elixir deve ser sempre seguida de seis em seis meses por um dentista ou higienista oral.

 

 

B) O elixir oral deve ser usado antes ou depois da escovagem?

Normalmente, o recomendado é: primeiro, usar o fio dentário ou escovilhão, para remover a placa bacteriana interproximal - a placa que se acumula entre os dentes e gengivas. Depois, devemos fazer uma escovagem adequada, durante dois minutos. E, no fim, bochechar com o elixir durante 30 segundos. 

 

C) Que tipos de elixir oral é que existem?

Existem vários tipos de elixir, com diferentes finalidades:

  1. Elixires para Sensibilidade Dentária;

  2. Elixires para Crianças;

  3. Elixires específicos para as gengivas;

  4. Elixires de uso diário, com flúor;

  5. Elixires específicos para a Ortodontia, para prevenir o aparecimento de cáries.

 

D) Que elixir oral devemos usar?

Depende sempre de cada caso. Por isso, a escolha do elixir oral deve ser sempre aconselhada por um profissional de Saúde Oral. As necessidades que vamos ter daqui a seis meses não é mesma que temos neste momento.
 

E) Quantas vezes deve ser usado por dia?

Depende do tipo de elixir oral. Se for um elixir de tratamento, temos de seguir o número de vezes e a quantidade de líquido recomendados.

Se for um elixir simples, de uso diário, podemos utilizar em todas as escovagens, ou só à noite, dependendo da nossa disponibilidade e da recomendação do nosso dentista.

 

F) E se quisermos comprar um elixir por impulso?

Nesse caso, o ideal é começarmos por baixo, com uma concentração de flúor entre os 225 e 250 ppm. A partir daí, quando formos à consulta semestral de Medicina Dentária, iremos rever sempre o uso do produto que escolhemos com os profissionais de Saúde Oral que nos acompanham.

 

G) Depois de usar elixir, devemos passar a boca por água?

Não. Ao passar a boca por água, todos os benefícios vão, literalmente, pelo cano abaixo. E acaba por ser um desperdício. Para garantir que usufruímos de todos os benefícios do elixir, não devemos bochechar com água a seguir a utilizá-lo.

 

H) E se causar algum tipo de ardor?

Algumas pessoas têm muita sensibilidade ao elixir oral ou alguma sensação de boca seca (chamada xerostomia). Nesses casos, podemos fazer uma diluição do elixir, por exemplo, para que não tenha aquele sabor mentolado tão intenso e incómodo. Como tudo na vida, há que nos adaptarmos às dificuldades, principalmente, quando é pelo bem da nossa Saúde!

 

I) Elixires com ou sem álcool?

Por norma, são recomendados elixires sem álcool, os colutórios orais. Isto porque o álcool é um antisséptico muito forte. Por isso, vai acabar por ter ação nas bactérias prejudiciais, que estão a danificar a nossa Saúde Oral, mas também nas bactérias benéficas, que nos protegem.

Para além disso, nos casos em que as pessoas já têm pouca produção de saliva, o álcool acaba por fazer com que a salivação diminua ainda mais. Ou seja, em vez de ajudar, acaba por fazer o efeito inverso. E em termos de sabor, acaba por ser mais agressivo, porque é mais forte também.

 

J) É possível usar elixir oral se tivermos próteses?

Sim, as pessoas que usam próteses removíveis ou fixas podem usar elixir. Aliás, o elixir até acaba por ser um excelente complemento. Muitas das vezes, em próteses totais, não havendo a ação da pasta de dentes, as mucosas que ficam depois da extração dos dentes são muito importantes. E fazem parte da nossa cavidade oral, tal como os dentes.

Se tivermos mucosas saudáveis e perfeitamente higienizadas, vamos colher os benefícios ao nível da nossa Saúde Oral e geral. E a utilização do elixir oral é uma ajuda importante para higienizar uma mucosa de quem tem falta de dentes.

 

Escolha o seu elixir oral com a ajuda de um dentista ou higienista oral.

 

Elixir oral: esclareça as suas dúvidas

Se pretende saber mais sobre a utilização de elixir oral, não se esqueça: o ideal é sempre perguntar ao seu Médico Dentista. Assim, terá informação específica sobre o seu caso e pode esclarecer todas as suas dúvidas pessoalmente.

 

 

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em julho de 2019 e revisto em setembro de 2021.