O escovilhão é para todos?

  • O escovilhão é para todos?

    Aprenda quando e como usar este instrumento.

    Se já usou aparelho, deverá estar familiarizado com o uso do escovilhão. Mas e as pessoas que não estão a fazer tratamentos ortodônticos? Deverão usá-lo?

    Saúde Oral

Notícias

Quem já usou um aparelho dentário convencional já teve uma relação de grande familiaridade com este instrumento. Mas,  depois de retirar o aparelho, o mais certo é que tenha deixado de o usar. Afinal, para que serve o escovilhão? Será que só deve usado por pessoas que usam aparelho? Ou será que todos devemos usá-lo no dia a dia?

 

O que é um escovilhão?

É um pequeno instrumento utilizado na higiene oral. Graças à sua espessura, que pode variar de produto para produto, tem essencialmente dois objetivos:

  • Fazer a limpeza dos aparelhos convencionais de forma a remover os restos alimentares que se acumulam na junção entre os arcos e os braquetes, junto aos elásticos.

  • Fazer a limpeza interdentária, removendo restos alimentares que ficam presos entre os dentes e junto à linha das gengivas;

O escovilhão é um instrumento de higiene oral que permite fazer a limpeza interdentária.

 

Destina-se a todas as pessoas?

Sim. Dependendo da dimensão dos espaços entre os nossos dentes, usar um escovilhão pode ser até mais eficaz do que usar fio dentário: por ter uma espessura mínima, o fio dentário não é tão eficiente a limpar o espaço entre dentes que estejam mais afastados. 

 

Como se usa o escovilhão para fazer a limpeza interdentária?

Se os seus dentes apresentam um espaço considerável e não se tocam, poderá usar o escovilhão em vez do fio dentário quando lava os dentes.

  1. Coloque o escovilhão num ângulo de 90º em relação às gengivas;

  2. Pressione levemente a ponta do escovilhão no espaço entre dois dentes;

  3. Deslize o escovilhão, sem fazer força, entre os dois dentes;

  4. Passe-o por água e repita o processo até todos os espaços interdentários ficarem limpos.

 

Em que momento da higiene oral deve entrar este instrumento?

No que à limpeza interdentária diz respeito, o escovilhão deverá ser logo o primeiro passo da sua higiene oral, à semelhança do que faria se usasse fio ou fita dentária. De seguida deverá, escovar os seus dentes com pasta dentífrica durante, no mínimo 2 minutos. Finalmente, deverá bochechar com um elixir oral.

 

Será melhor do que o fio dentário?

Não. Tudo dependerá do espaço que tiver entre os seus dentes. Se os seus dentes não se tocam, o escovilhão torna-se num instrumento de limpeza interdentária muito eficaz. Mas quando os espaços são apertados e existe contacto entre os dentes, a única forma de assegurar que os limpa de forma eficiente é recorrendo ao fio dentário.

Seja escovilhão, fita ou fio dentário, se tiver dúvidas sobre o melhor produto para si, fale com o seu dentista.

 

Seja qual for o instrumento que escolhe, o mais importante é não se esquecer de um passo crucial na sua higiene oral: a limpeza interdentária. É entre os dentes e gengivas que se acumula mais placa bacteriana, conduzindo a problemas que podem ser prevenidos com rotinas de higiene oral completas. 

Se tiver dificuldades em escolher os produtos mais indicados para si, fale com o seu Médico Dentista ou Higienista Oral. Para além de poderem aconselhar sobre produtos e marcas específicos, poderão ainda dar-lhe dicas para uma higiene oral eficaz, de acordo com as suas necessidades.