Serão fáceis de manter...?

  • Serão fáceis de manter...?

    Perceba que cuidados deve ter com as suas facetas

    Mantenha a cor e formato das suas facetas dentárias de forma muito simples

    Saúde Oral

Notícias

As facetas dentárias são das soluções estéticas mais desejadas em todo o mundo. E conquistaram a preferência de milhões de pessoas, incluindo muitas celebridades, porque permitem alterar a estética do Sorriso, alterando a cor e o formato dos nossos dentes, de forma muito rápida e duradoura. Mantendo o aspeto natural do nosso Sorriso, se assim o desejarmos. Afinal, tratam-se de uma solução protética altamente personalizável.

No entanto, muitas pessoas desistem das facetas antes de sequer se sentarem na cadeira do dentista para saber mais sobre o tratamento. Tudo, porque consideram que manter as facetas pode ser algo complexo e pouco prático no dia a dia. O que não podia estar mais longe da verdade.

Neste artigo, perceba que cuidados são necessários para manter a cor e a forma das facetas dentárias.

As facetas dentárias devem receber os mesmos cuidados do que os nossos dentes naturais.

 

As facetas dentárias e a higiene oral

No que há higiene oral diz respeito, não devem existir grandes diferenças entre o cuidado que já tem com os seus dentes e os que deverá ter com as suas facetas dentárias.

O importante é continuar a lavar os dentes no mínimo duas vezes por dia. Garantindo sempre que a última escovagem acontece antes de se deitar.

Mesmo que as facetas não possam formar cáries, os seus dentes naturais e as suas raízes podem. Além disso, as suas gengivas são fortemente afetadas por cuidados de higiene oral insuficientes. Não lavar os dentes da forma e na frequência corretas vai levar ao aumento das bactérias em boca e a problemas como a gengivite e a periodontite. O que poderá levar à perda dos seus dentes naturais, mesmo que tenha colocado facetas.

Não se esqueça que o fio dentário e o elixir oral também fazem parte de uma higiene oral equilibrada. Não os deixe do armário!

 

As facetas dentárias e os produtos de higiene oral

Como vimos anteriormente, a higiene oral deve continuar a ser mantida quando se coloca facetas dentárias. Incluindo todos os passos que vão além da escovagem. No entanto, isso não significa que devam ser usados quaisquer produtos.

No que toca a manter facetas dentárias em ótimas condições e durante muito, muito tempo, tenha em atenção os seguintes conselhos:

  • Opte por uma escova de dentes macia, para evitar o desgaste da superfície das facetas;

  • Não use pastas de dentes ou elixires branqueadores: estes produtos não irão clarear as facetas e são abrasivos.

 

Dicas para manter a cor das facetas

É verdade que, dependendo do material de que são feitas, as facetas dentárias são resistentes ao aparecimento de manchas. Mas, com o passar do tempo, e se cometer alguns excessos ou falhar rotinas de higiene oral, poderão acabar por ficar escurecidas ou descoloradas. Felizmente, para evitar estes problemas, bastará ter alguns cuidados:

  • O chá, o café, o vinho tinto e os refrigerantes, têm alguns agentes de coloração que mancham os nossos dentes naturais. Podendo manchar também as facetas dentárias. Se consumir estas bebidas frequentemente, procure fazê-lo através de uma palhinha (pense no ambiente e opte por palhinhas reutilizáveis);

  • Se adora comida asiática, desfrute! Mas procure evitar o molho de soja, pois tem uma enorme capacidade para tingir superfícies;

  • Se fuma, considere deixar de o fazer. As facetas dentárias são muito resistentes ao nível da cor e do seu formato, mas a exposição continuada ao fumo do tabaco vai fazer com que fiquem amareladas;

  • Lave os dentes, principalmente, a seguir a consumir qualquer um dos produtos mencionados. Mas bocheche primeiro com água e aguarde 30min para que a saliva possa voltar a equilibrar o pH da boca antes de colocar a pasta de dentes em ação;

  • Se sofre de bruxismo, proteja as suas facetas dentárias de eventuais danos do hábito de ranger os dentes com uma contenção de proteção ou protetor bucal. Fale com o seu dentista sobre estas soluções.

Informe-se sobre facetas dentárias junto do seu dentista.

 

Se está a pensar em colocar facetas dentárias, ou pretende descobrir se são a solução que procurava para o seu caso em específico, marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. Poderá fazê-lo numa das mais de 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país.

Terá à sua disposição equipas multidisciplinares de dentistas, dedicadas a devolver-lhe o seu Sorriso. Terá ainda acesso a meios de diagnóstico avançado para que conheça, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral e o Plano de Tratamento mais indicado para o seu caso, logo na primeira consulta.