As 10 maiores dúvidas sobre Higiene Oral

  • As 10 maiores dúvidas sobre Higiene Oral

    As questões mais comuns dos nossos Pacientes, respondidas por quem sabe.

    A Higiene Oral sem mistérios. Para um Sorriso sempre saudável!

    Saúde Oral

Notícias

Saiba a resposta às suas dúvidas de Higiene Oral.

A Higiene Oral pode parecer um assunto simples. Mas a verdade é que quando pensamos em todos os elementos de uma Higiene Oral perfeita, surgem muitas dúvidas. A Dra. Carolina Freitas, Higienista Oral nas clínicas OralMED Medicina Dentária, responde a 10 perguntas enviadas por si através das nossas redes sociais.

Higiene Oral - Dra. Carolina Freitas
Dra. Carolina Freitas, Higienista Oral, C.P. nº C-0489334085

 

"Ouvi dizer que depois de escovar os dentes não devemos bochechar com água. É verdade?"

Parece estranho, mas sim, é verdade. Quando bochechamos com água depois de lavar os dentes, deitamos pelo cano abaixo todos os benefícios que a pasta tem para nos oferecer. 

"Fita dentária é sempre melhor para a minha higiene oral?"

Depende do espaço que a pessoa tiver entre os dentes. Usa-se escovilhão para espaços maiores; fita dentária em espaços intermédios; e fio dentário para espaços apertados entre os dentes.

"Pode-se usar um elixir um qualquer?"

Existem vários tipos de elixires orais e colutórios. A escolha do elixir irá depender do problema que o Paciente tiver, seja nas gengivas, seja a necessidade de um complemento de flúor após a escovagem.

"É verdade que se deve colocar pasta suficiente para cobrir toda a escova de dentes?"

Não. Na escovagem, o que é responsável pela limpeza é a ação mecânica. Mas importante que a pasta de dentes, é saber se a pessoa está a fazer a escovagem corretamente. Uma bolinha de pasta é suficiente.

Higiene Oral: Escovagem
Depois de lavar os dentes, não bocheche com água!

 

"Tenho mesmo de lavar os dentes sempre que como?"

Aquilo que nós recomendamos é um mínimo de duas escovagens ao dia, pelo menos depois da primeira refeição do dia e da última, antes de deitar. Se as pessoas cumprirem com essa regra, já é ótimo.

"O tártaro sai com a escovagem?"

Não. O tártaro é o resultado da reação da nossa saliva com a placa bacteriana que se acumula nos nossos dentes. A placa bacteriana é mineralizada e só sai com uma destartarização.

"Porque é que temos de lavar a língua?"

A língua é uma das zonas da cavidade bucal que mais bactérias acumula. Se lavarmos todas as superfícies dentárias e não limparmos a língua, as bactérias aí acumuladas podem voltar para os nossos dentes.

"Escovar as bochechas? Sim ou não?"

Desde que existam bons hábitos de higiene oral, não considero obrigatório. Nas nossas bochechas existe a saída de um canal, que garante que estejam sempre lubrificadas. Portanto, a acumulação de bactérias é menor. 

Higiene Oral: Fio Dentário
Seja com fio ou fita dentária, o importante é assegurar a limpeza interdentária.

 

"Tenho de lavar as gengivas? Como?" 

É fundamental lavar as gengivas. E isto consegue-se durante a escovagem. Por isso é que é tão importante manter a escova num ângulo de 45º quando lavamos os nossos dentes.

"Sempre que lavo os dentes, sangro. É normal?"

Não. O sangramento nunca é normal. Significa que existe um processo inflamatório. Nestes casos é fundamental contatar o seu Médico Dentista ou Higienista Oral, para que possam analisar a origem da inflamação.

 

Se detetar situações anormais na sua boca, ou se sentir que ainda não está esclarecido em relação às boas práticas de Higiene Oral, visite a sua clínica dentária. Fale com o seu Médico Dentista ou Higienista Oral. E garanta que a sua rotina de Higiene Oral é a mais adequada para evitar problemas no futuro!