Lavar os dentes (de forma perfeita)

  • Lavar os dentes (de forma perfeita)

    ... em 4 passos fundamentais!

    Saiba quais são os hábitos que lhe permitem ter uma boca impecável.

    Saúde Oral

Notícias

Lavar os dentes tem muito que se lhe diga. Não por ser algo difícil, mas porque é fundamental para a nossa Saúde Oral, que vai muito para lá dos nossos dentes. Para evitar problemas, lavar os dentes não pode ser sinónimo de apenas "usar a escova de dentes". Há várias outras estruturas na nossa boca que precisam de receber cuidados de higiene. Saiba de que forma poderá conseguir manter a sua boca saudável em 4 passos muito simples.

Lavar os dentes - jato de água
Jato de água: um complemento para uma boca mais fresca.

 

1. Começar com o irrigador oral

O irrigador oral, mais conhecido pelo jato de água, não é considerado um complemento obrigatório à higiene oral para a maioria dos casos. Desde que não descure o uso do fio dentário. Mas, se usar o jato de água, poderá começar por este complemento quando estiver a lavar os dentes. Conseguindo assim ter gengivas mais limpas e uma sensação de boca mais fresca!

Lavar os dentes - fio dentário
Não descuide a saúde das suas gengivas! Use fio dentário.

 

2. Passar o fio dentário

Os espaços entre os dentes - espaços interdentários - acumulam, diariamente, detritos que não saem facilmente. Ficando restos de alimentos nas gengivas e junto aos dentes. Que irão acumular placa bacteriana. Podendo levar a cáries que eventualmente podem afetar as raízes dos dentes. E até mesmo dar origem a problemas como a gengivite e periodontite com consequências graves e, às vezes, irreversíveis. O hábito de passar o fio dentário é muito simples e é uma das soluções mais eficazes da limpeza interdentária.


Sabia que...?

O fio dentário é a forma mais comum de fazer uma limpeza interdentária eficaz. Mas poderá também usar fita dentária ou um escovilhão. Tudo dependerá da distância entre os seus dentes:

fio dentário < fita dentária < escovilhão


Lavar os dentes - escovagem
Um passo que nunca vai poder saltar: a escovagem.

 

3. Lavar os dentes com escova

Usar a escova de dentes um passo insubstituível da higiene oral. E faz parte dos hábitos de todos nós. Para lavar os dentes de forma perfeita deve fazê-lo durante, no mínimo 2 minutos. Idealmente, a seguir a todas as refeições. Assim, evitará a acumulação de placa bacteriana sobre o esmalte. Evitando que os dentes acumulem o tártaro, que deixa o nosso Sorriso com um aspeto manchado. E impedindo que surjam muitos outros problemas de Saúde Oral que podem culminar na perda da dentição.

Lavar os dentes - elixir
Termine a sua Higiene Oral com o elixir. Sinta a limpeza!

 

4. Bochechar com elixir

Existem muitos tipos de elixir oral. E existem ainda os colutórios que são, no fundo, elixires terapêuticos para doenças e problemas específicos. Para terminar a sua rotina de higiene oral, bocheche com o seu elixir. Se ainda não tiver o hábito de usar este produto, é fundamental aconselhar-se com o seu médico dentista ou higienista oral sobre qual será o mais apropriado para si. E não passe a boca por água a seguir a bochechar! Irá deitar pelo ralo abaixo todos os benefícios do elixir.

Lavar os dentes e garantir uma higiene oral completa é algo simples que só deverá ocupar alguns minutos das suas rotinas diárias. Não descure os seus hábitos. Manter a sua Saúde Oral e ter dentes fortes e bonitos começa os cuidados que tem em casa. E passa por uma visita semestral ao seu dentista. Evite problemas extensos que resultam em tratamentos mais complexos e mais dispendiosos.