Limpeza de próteses fixas

  • Limpeza de próteses fixas

    A solução do "jato de água"!

    Para quem tem próteses fixas, nunca foi tão fácil fazer a sua Higiene Oral.

    Saúde Oral

Notícias

Ter uma prótese fixa completa não significa que possamos descurar a nossa higiene oral. Precisamos de continuar a escovar os dentes e a tirar os restos de alimentos, tal como se os dentes fossem nossos. E, principalmente, temos de limpar as nossas gengivas, para garantir que não se desenvolvem doenças que possam comprometer os implantes dentários. Para facilitar a limpeza de próteses fixas já existe um aparelho que pode ser útil para si. Já ouviu falar na limpeza de próteses com jato de água? 

Limpeza de próteses - boca fresca
Vários utilizadores falam numa sensação de boca mais fresca depois de usar o "jato de água".

 

O que é o "jato de água"?

É aquilo a que os Médicos Dentistas chamam de irrigador oral. É um equipamento que, através de um fluxo de água contínuo, consegue remover todos os restos alimentares que ficam entre os dentes, junto e abaixo da gengiva.

 

Para que é utilizado? 

Habitualmente, é mais utilizado por pessoas com próteses fixas completas para fazer a higienização da zona entre as gengivas e a prótese. Porque, por muito bem adaptada que uma prótese fixa esteja, existe sempre a possibilidade de acumular pequenos detritos alimentares e bactérias na área onde a prótese encaixa sobre a gengiva. O irrigador permite limpar todos esses detritos facilmente. 

 

Serve apenas para a limpeza de próteses? 

Não. Qualquer pessoa pode usá-lo. Os irrigadores orais podem ter várias cabeças. O que os torna num aparelho versátil. Pode ser utilizado por quem tem facetas ou coroas. Por quem usa próteses fixas completas, como disse, e também por pacientes que usam pontes sobre implantes. E pode ser ainda adaptado para os pacientes que têm aparelho ortodôntico.

Limpeza de próteses - outros casos
O irrigador oral não tem de ser usado apenas na limpeza de próteses.

 

Onde se compra?

Em primeiro lugar, quem estiver a ponderar adquirir um irrigador oral, deve consultar sempre o seu Médico Dentista ou Higienista Oral. Existem vários tipos de irrigadores, com várias cabeças, vários níveis de pressão... O paciente deve aconselhar-se antes de fazer esse investimento. Estes aparelhos podem ser adquiridos facilmente. Estão à venda na maioria das grandes superfícies comerciais e também podem ser encomendados online.

 

Quais são as vantagens deste equipamento?

Uma das grandes vantagens é que é bastante prático. A utilização é muito simples e permite higienizar zonas da boca menos acessíveis com outros instrumentos. E deixa uma sensação de boca fresca que muitos consideram muito agradável. Além disto, existem versões deste aparelho que são portáteis, o que permite levá-lo mesmo quando vamos de viagem.

 

Existem desvantagens?

Comparativamente aos restantes instrumentos de higiene oral, este aparelho tem um preço mais elevado. Essa é uma das razões pelas quais não é considerado um complemento obrigatório nos cuidados de higiene oral de pessoas que não estejam em situações em que efetivamente precisem do irrigador.

Outra das desvantagens tem a ver com o perigo da má utilização: se um paciente de implantologia utilizar o aparelho com demasiada pressão, pode danificar a zona da gengiva junto ao implante.


Limpeza de próteses: cuidados a ter com o irrigador.

Cuidados fundamentais durante o uso do irrigador:

  1. Usar o irrigador para higienizar junto à linha da gengiva;
  2. NUNCA utilizar nos níveis de pressão mais elevados;
  3. Colocar SEMPRE a ponta num ângulo de 90º em relação às gengivas.

Quer tenha próteses dentárias completas ou os seus dentes originais, nunca deixe de cuidar da sua higiene oral. Não dispense a escovagem. E tenha atenção às gengivas. Muitos problemas de Saúde Oral podem começar neste tecido.

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em agosto de 2020 e revisto em fevereiro de 2022.