Prótese ou implante

  • Prótese ou implante

    São o mesmo tratamento?

    Compreenda melhor as soluções de reabilitação oral.

    Implantologia

Notícias

Será uma prótese ou um implante? Ambas as palavras fazem parte do vocabulário de quase todas as pessoas, mas com tantos termos técnicos, é normal que causem alguma confusão. Afinal, qual é a diferença entre estes dois tratamentos de substituição dentária?

Prótese ou implante: qual é a diferença?

 

Prótese ou implante: são a mesma coisa?

Não. Implantes e próteses são soluções de tratamento diferentes. Os implantes são dispositivos médico-cirúrgicos que são aparafusados ao osso para fixar dentes protéticos. E podem fazê-lo de forma totalmente fixa, ou apenas semifixa.

Colocar implantes permite substituir um dente, um conjunto de dentes ou uma arcada completa. E é neste contexto que entram as próteses.

Como o seu próprio nome indica, as próteses são componentes artificiais que tem como objetivo suprir a ausência de dentes. Enquanto a prótese substitui os dentes, os implantes fixam esse conjunto na boca do Paciente.
 

"A prótese substitui os dentes e os implantes fixam a prótese."


Os implantes podem ser usados sem próteses?

Não. Os implantes não poderão ficar expostos em boca. Não têm função mastigatória, por exemplo, precisando de próteses a cobri-los. Muitas vezes a confusão que se sucede é que, erradamente, quando falamos em próteses, pensamos apenas nas próteses removíveis - as conhecidas placas - que são usadas sem implantes.

No entanto, quando o Médico Dentista refere as próteses dentárias, este pode estar a referir-se tanto à vertente removível, como às fixas e às semifixas. Uma simples coroa sobre um implante também é um elemento protético, por exemplo.

‘O termo “prótese” está muito associado à prótese dentária. Mas, na verdade, os óculos também são próteses oculares. E um aparelho auditivo não é mais do que uma prótese auditiva.’’ - Dr. Sérgio Garcia

Pode colocar uma prótese sem um implante. Mas não pode ter um implante sem uma prótese.

 

Se tem dentes em falta, não se esqueça de que é muito importante substituí-los rapidamente. E seja com prótese removível, semifixa ou fixa, a verdade é que hoje em dia existem várias soluções que o podem ajudar a sorrir e mastigar sem problemas.

Procure a ajuda de um profissional de Medicina Dentária, esclareça todas as suas dúvidas e cuide de si!

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em junho de 2019 e revisto em setembro de 2020.