Tabagismo na Saúde Oral

  • Tabagismo na Saúde Oral

    Consequências do tabaco e o papel do dentista

    O ato de fumar afeta muito mais do que o seu sistema respiratório. Perceba o impacto que tem também nos seus dentes.

    Saúde Oral

Notícias

Se fuma, já deve ter ouvido todos os argumentos e mais alguns para deixar esse hábito. Mas a verdade é que o tabagismo é um vício muito difícil de terminar. E, por muitos incentivos que existam para que pare o consumo de tabaco, sem as informações e ajudas necessárias torna-se impossível dar esse passo. Para que não desista de ter hábitos mais saudáveis, recordamos as consequências do tabaco na sua Saúde Oral. E apresentamos-lhe uma sugestão que pode fazer toda a diferença se quiser deixar de fumar:

 

"O Médico Dentista pode desempenhar um papel fundamental para que os Pacientes deixem de fumar."

As consequências do tabagismo vão para lá do sistema respiratório.

 

As consequências do tabagismo para a Saúde Oral:

  1. Mau hálito – Uma das consequências mais comuns do tabaco na Saúde Oral é o facto de gerar um hálito desagradável na maioria dos fumadores.

  2. Sentidos afetados – O tabagismo pode levar à perda de sensibilidade do paladar e do olfato.

  3. Descoloração dos dentes – Embora os Pacientes nem sempre se apercebam de que essa descoloração está a acontecer, fumar pode manchar os dentes, tornando-os mais escuros e amarelos.

  4. Boca seca – As glândulas salivares dos fumadores sofrem mais facilmente inflamações, reduzindo a produção de saliva. Deste modo, o cigarro torna a boca mais seca e o ambiente oral mais propício para o desenvolvimento de cáries.

  5. Doenças nas gengivas – O tabaco pode dificultar a circulação do sangue na boca e, através do fumo, prejudicar os tecidos das gengivas. Para além disso, o tabaco dificulta a cicatrização das gengivas e aumenta a probabilidade de desenvolver periodontite, podendo expor as raízes e levar à perda de dentes.

  6. Tártaro – O tabaco pode facilitar o processo de acumulação de tártaro nos dentes, sendo necessário efetuar limpezas mais frequentemente.

  7. Dificuldade de recuperação – Os fumadores necessitam de mais tempo para recuperar de extrações de dentes, por exemplo.

  8. Cancro oral – A exposição contínua ao tabaco aumenta significativamente a probabilidade de desenvolver cancros orais. Por outro lado, se deixar de fumar, estima-se que ao fim de cinco anos já tenha reduzido para metade as hipóteses de contrair esta doença.

consequências do tabagismo

 

Qual é a solução? Fale com o seu dentista.

Parar de fumar é a única forma de reduzir os riscos associados a estes problemas de Saúde. Nesse sentido, é importante que procure apoio e um plano de tratamento adequado, e que faça um esforço para deixar este hábito. 

O Médico Dentista pode desempenhar um papel fundamental para que os Pacientes deixem de fumar, aumentando as taxas de sucesso destes tratamentos. Por isso, cumpra o tratamento indicado para si e não se esqueça de visitar regularmente o seu dentista. Se o fizer, poderá identificar e corrigir eventuais danos, evitando problemas agravados e garantindo uma boca saudável para a Vida. Não descure as consequências do tabagismo na sua Saúde Oral.

Conte com a ajuda de mais de 300 dentistas dedicados nas clínicas OralMED Medicina Dentária. Marque uma consulta de avaliação médica completa numa das mais de 50 unidades clínicas que existem no país. E obtenha um plano de tratamento para o seu caso, sem qualquer compromisso.

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em março de 2018 e revisto em fevereiro de 2022.