A História da Odontologia.

  • A História da Odontologia.

    Desde as práticas ancestrais aos milagres do presente.

    Uma visita ao passado que nos faz valorizar o presente.

    Saúde Oral

Notícias

Odontologia é outro dos nomes que pode ser dado à Medicina Dentária. É a área da Saúde que estuda e trata o sistema estomatognático. Este sistema inclui o crânio, a face, pescoço e boca, e engloba ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. É, por isso, uma ciência altamente especializada e complexa. Atualmente, os profissionais odontológicos, os dentistas, precisam de ter qualificações específicas para poderem tratar os seus Pacientes. Mas será que foi sempre assim?

Odontologia: uma viajem ao passado.

 

Odontologia: uma viagem ao passado.

Conheça a história impressionante da Odontologia através desta cronologia que preparámos para si:

  • Há 9000 anos… tudo começou no Paquistão. Ou, pelo menos, foi lá que foram encontrados os sinais mais antigos de tratamentos odontológicos. Durante uma escavação, foram encontrados nove indivíduos com um total de 11 dentes com perfurações. Estas perfurações teriam sido feitas com instrumentos manuais ancestrais que se assemelhavam às brocas do dentista. Após vários testes, os arqueólogos concluíram que aquelas perfurações foram realizadas em vida, tendo os indivíduos sobrevivido aos tratamentos. Os investigadores encontraram ainda sinais de algum tipo de restaurações dentárias, mas apenas as cavidades em que estas se encontravam sobreviveram à passagem do tempo;

  • Há 5700 anos… escrevia-se sobre problemas de Saúde Oral no Egito. Foram encontrados manuscritos que citam problemas como dores de dentes e lesões nas gengivas, falando nas potenciais causas e nos remédios para estas patologias. O antigo Egito contribuiu ainda para o desenvolvimento da Odontologia com o primeiro dentista do mundo: Resy-Ra foi o primeiro homem a ser referido como um profissional de Saúde Oral. Morreu há mais de 4600 anos;

  • Há 5500 anos… contavam-se histórias horríveis sobre o “verme dentário” na Mesopotâmia. Na região em que atualmente se encontra o Iraque, foram encontrados documentos que mencionam que um verme seria o responsável pela destruição da estrutura dos nossos dentes. A crença de que uma espécie de larva de inseto poderia entrar no dente, consumindo o seu interior e apodrecendo-o, fazia de tal maneira sentido para os pensadores da antiguidade, que deu a volta ao mundo e manteve-se como uma verdade até aos anos 1300.

  • Há 2400 anos… Hipócrates descrevia problemas como as cáries, a má-oclusão, os abcessos, entre outros. Na Grécia antiga, durante os seus estudos, uma das mais importantes figuras da história da Medicina já reconhecia a importância da Saúde Oral. Entre várias descrições clínicas que fez nas suas obras, Hipócrates destacou muitas patologias orais.

  • Até meados de 1700… os barbeiros eram os profissionais a quem os indivíduos recorriam para arrancar um dente. Naquela época, na Europa, uma dor de dentes persistente terminava sempre numa extração. Essa tarefa cabia ao barbeiro-cirurgião, uma classe profissional criada em Inglaterra, responsável, geralmente, pelos tratamentos que os médicos da altura não reconheciam como sendo especializados.

  • Em 1728… o “pai da Odontologia moderna” publicava uma das obras mais importantes para aquele que viria a ser o futuro da Medicina Dentária. O francês Pierre Fauchard escreveu o “Tratado dos dentes para os Cirurgiões Dentistas”. Foi a primeira obra a descrever a anatomia oral, os sintomas das patologias bucais conhecidas, as técnicas de remoção de cáries, aplicação de restaurações e colocação de implantes dentários. A partir desse momento, a Odotontologia entrou num processo de evolução galopante até aos avanços verdadeiramente milagrosos que existem hoje em dia.

Odontologia: confie no presente.

 

Muito evoluiu a Medicina Dentária desde os seus tempos primordiais e práticas horripilantes até aos tratamentos contemporâneos que conhecemos no presente. Hoje, é possível realizar qualquer tratamento no dentista sem qualquer dor ou desconforto. E sem quaisquer motivos para medos.

Não visita o dentista há mais de seis meses? Então, marque uma consulta de avaliação médica completa numa das 50 clínicas OralMED Medicina Dentária, sem qualquer compromisso. Conheça, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral através de meios de diagnóstico avançados e da avaliação de uma equipa multidisciplinar de Médicos Dentistas. Receba um Plano de Tratamento Integral que lhe permitirá recuperar a Saúde, a Função e a Estética da sua boca. Tudo, logo na primeira consulta.