Lavar os dentes

  • Lavar os dentes

    "Mas é já, já?"

    Perceba se deve fazê-lo imediatamente depois de comer.

    Saúde Oral

Notícias

Já não é segredo para ninguém que devemos lavar os dentes após as principais refeições do dia. Mas será que devemos fazê-lo imediatamente a seguir às refeições? Encontre a resposta neste artigo.

 

Com que frequência devemos lavar os dentes?

Como já sabe, a higiene oral deve ser feita após as principais refeições. Idealmente, se não tivermos algum tipo de aparelho dentário ou problema de Saúde Oral, devemos lavar os dentes a seguir ao pequeno almoço, a seguir ao almoço e antes de deitar. 

Mas o que acontece é que nem sempre temos a disponibilidade ou as condições de higiene necessárias para fazer uma escovagem após o almoço, quando muitos de nós não se encontra em casa. Assim, não sendo possível higienizar os dentes a meio do dia, devemos fazer no mínimo duas escovagens: uma antes de sairmos de casa de manhã e outra antes de irmos dormir. No entanto, tenha atenção que duas vezes ao dia é mesmo o mínimo fundamental. 

Se tiver problemas em boca, se tiver implantes dentários, aparelho, ou doenças como a gengivite e periodontite, lavar os dentes apenas a seguir ao pequeno almoço e ao jantar não será suficiente. O ideal é seguir sempre as recomendações do seu Médico Dentista e Higienista Oral, que conhecem o estado da sua Saúde Oral melhor do que ninguém.

Lavar os dentes logo após as refeições?

 

Devemos escovar os dentes imediatamente a seguir a comermos?

Seria de esperar que sim, não é? Mas não. Após as refeições, devemos aguardar cerca de 30 minutos até colocarmos a escova de dentes, pasta, fio dentário e elixir oral em ação.

Isto porque é necessário dar tempo à saliva para fazer o seu papel. A saliva é um poderoso anti-séptico natural contra algumas bactérias nocivas e é fundamental para manter o equilíbrio dos nossos dentes e gengivas. Quando comemos, principalmente, alimentos e bebidas ácidos ou açucarados, o pH da nossa boca irá sofrer alterações. A saliva irá ajudar a aumentar o pH da boca, mitigando problemas como a erosão ácida.

 

Porque é que uma das escovagens deve ser ao deitar?

Se quer evitar a acumulação de placa bacteriana, formação de tártaro, o aparecimento de mau hálito e cáries dentárias, abcessos, entre outras patologias, não pode mesmo ir dormir sem lavar bem os dentes e gengivas.

Hoje em dia, os dentistas sabem que as colónias de bactérias começam a forma-se ao fim de, aproximadamente, quatro horas desde o depósito dos resíduos alimentares sobre os dentes. 

Durante o dia, esta formação de bactérias até pode ser combatida em parte com o consumo de alguns alimentos (como maçãs, pepino, entre outras frutas e vegetais mais rígidos e com menos açucares), com uma pastilha elástica sem açúcar ou com o ato de beber água com frequência. No entanto, durante a noite, não temos nenhum destes comportamentos.

Durante o sono, a boca vai ficando mais seca e as bactérias vão proliferando e fazendo muitos estragos.

Lavar os dentes após as refeições: não deixe de ir ao dentista!

 

Se quer ter dentes fortes e bonitos, ter cuidados de higiene oral adequados é meio caminho andado para o sucesso. No entanto, isso não é suficiente. Para garantir que nenhum problema surge sem dar conta e para remover qualquer tártaro que se acumule nos dentes, deve visitar o dentista no mínimo duas vezes por ano.

Já não vai ao dentista há muito tempo ou tem dúvidas sobre os hábitos ou produtos de higiene oral mais apropriados para si? Marque uma consulta de avaliação médica completa nas clínicas OralMED Medicina Dentária. Conheça o estado da sua Saúde Oral. Em detalhe e sem qualquer compromisso.