A Asma e a Saúde Oral

  • A Asma e a Saúde Oral

    O impacto sobre os dentes e gengivas

    Perceba a relação entre este problema crónico e problemas como as cáries dentárias ou o mau hálito.

    Saúde Oral

Notícias

A Primavera é uma estação do ano especialmente delicada para quem sofre de asma. Uma doença crónica que afeta perto de 1 milhão de pessoas em Portugal*. E que, infelizmente, tem impactos na Saúde Oral. Perceba de que forma. 

 

O que é a Asma?

A asma é uma doença que tem um forte impacto na qualidade de vida dos doentes. Caracteriza-se por um processo inflamatório das vias respiratórias que faz com que estas reajam mais facilmente a certos estímulos - como os pólens, a poluição atmosférica e outros fatores alergénios ou de stress. 

A asma é uma doença crónica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

 

A Asma e a Saúde Oral

Vários estudos têm defendido que existe uma ligação entre doentes asmáticos e a prevalência de alguns problemas de Saúde Oral. Que podem acabar por condicionar ainda mais a vida destas pessoas.  

No entanto, atualmente, ainda não se conheçam ao certo os mecanismos que ligam a asma à Saúde Oral. A ligação poderá estar na doença em si, que é crónica e multifatorial, ou na medicação que os doentes de asma têm habitualmente de fazer. Medicação essencial à sua qualidade de vida e que não pode ser interrompida sem indicação explicita do médico assistente.

 

Problemas orais que poderão estar associados às Asma

Existem vários problemas de Saúde Oral que são prevalentes em doentes com asma:

  • Xerostomiaou sensação de boca seca – devido a alterações ao nível do pH e do volume de saliva produzido;

  • Cáries – a diminuição da saliva conduz ao aumento de bactérias em boca. Além disso podem ocorrer alterações no processo de mineralização e remineralização do esmalte;

  • Doenças Periodontais – em Pacientes que tomam corticoides verifica-se uma tendência para a perda óssea, o que pode levar a doenças periodontais;

  • Halitoseou mau hálito – devido à boca seca, irá ocorrer mais facilmente a proliferação de algumas bactérias responsáveis pelo mau hálito;

  • Candidíase orofaríngea – que é uma infeção oportunista causada pela proliferação de fungos como a candida albicans;

  • oclusãouma vez que existe uma tendência para pessoas com as vias aéreas comprometidas, principalmente crianças, de respirar pela boca. O que fará com que sofram alterações na forma como os dentes superiores e inferiores irão encaixar.

 

O que é que os doentes asmáticos podem fazer para prevenir estes problemas?

Em primeiro lugar, é necessário reforçar que nenhum doente com asma deverá suspender a sua medicação sem instruções claras do seu pneumologista. Existem outras formas de minimizar os impactos da asma e das suas terapias na Saúde Oral. 

O melhor caminho será sempre a prevenção. Quando os doentes asmáticos são crianças, deve existir um cuidado especial por parte dos encarregados de educação para garantir que não existem falhas nas rotinas de higiene oral. Os inaladores e xaropes deverão ser feitos antes de lavar os dentes e não depois, para evitar o aparecimento de cáries. 

Os doentes asmáticos também deverão visitar o dentista regularmente para procurar alguns cuidados profiláticos que irão impedir a evolução ou o aparecimento da maioria dos problemas identificados acima. É ainda fundamental manter uma alimentação equilibrada e adequada à situação do doente.

Lembre-se que a asma e muitos problemas de Saúde Oral são multifatoriais pelo que devem ser combatidos em várias frentes.

Se tem asma, visite o seu dentista regularmente.

 

Se sofre de asma e não visita o seu dentista há muito tempo, agende uma consulta assim que possível.

Marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, numa das mais de 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Terá acesso a equipas multidisciplinares de dentistas, preparadas para ajudar doentes asmáticos a recuperar o seu Sorriso e manter a sua Saúde Oral.

Terá ainda acesso a meios de diagnóstico avançado, que irão permitir identificar quaisquer problemas ativos logo na primeira consulta.

 

 

*Dados da Associação Portuguesa de Asmáticos.