• Marcação Online calendar
  • Fale com um assistente chat
  • Checkup Online agenda
  • Oferta de avaliação médica gift

Gravidez e Saúde Oral: 7 conselhos que deve conhecer

  • Gravidez e Saúde Oral: 7 conselhos que deve conhecer

    Descubra boas práticas que podem contribuir para uma gravidez mais tranquila e sem problemas de Saúde Oral.

    As consultas dentárias na fase de gestação devem ser acompanhadas de bons hábitos diários, para garantir uma boa Saúde Oral e prevenir problemas.

    Saúde Oral

Notícias

Gravidez e Saúde Oral: 7 conselhos que deve conhecer

É quase impossível falar em Gravidez sem falar em Saúde Oral. Durante a gestação, é normal que procure fazer o melhor por si e pelo seu bebé. E se, por um lado, essa preocupação implica consultas regulares junto dos médicos competentes, por outro, exige também um verdadeiro compromisso com hábitos de vida saudáveis. E ainda que estes conselhos possam ser amplamente divulgados, no que diz respeito à Saúde Oral, nunca é demais recordar. Ora veja.
 

Gravidez e Saúde Oral: 7 conselhos que deve conhecer


Gravidez e Saúde Oral: 7 conselhos que deve conhecer
 

  1. Combata ambientes ácidos - Faça os possíveis para evitar a criação de ambientes ácidos na boca. No caso de vomitar, uma boa solução poderá ser bochechar um copo de água com uma colher de chá de bicarbonato de sódio ou usar um elixir com flúor. Ao fazê-lo, estará a ajudar a regularizar o pH da cavidade oral, protegendo os seus dentes de erosões.

  2. Tenha uma alimentação equilibrada - Entre outros benefícios, uma boa alimentação, com os minerais, as vitaminas e os restantes nutrientes necessários, é importante para que o seu filho se desenvolva corretamente.

  3. Evite açúcares fora de horas – Apesar dos desejos, evite consumir alimentos que contribuam para o aparecimento de cáries, sobretudo nos períodos entre as refeições e antes de dormir. Sejam doces ou refrigerantes, o melhor é escolher opções mais saudáveis, como legumes, fruta e água, por exemplo.

  4. Não fume – Trata-se de uma regra conhecida por todos, mas que pode ser bastante complicada para muitas pessoas. Para o bem da sua saúde e da do seu filho, faça um esforço e opte por não fumar (pelo menos durante a gravidez).

  5. Faça uma boa higiene oral - Escove os dentes duas vezes por dia (uma delas antes de dormir), seguindo os procedimentos recomendados pelo médico dentista para o seu caso. Tenha em conta os instrumentos mais adequados para si, utilizando o fio dentário e pastas fluoretadas.

  6. Mantenha as consultas - Esqueça o mito de que não se deve ir ao dentista durante a gravidez. Na verdade, consultar o seu médico dentista regularmente e sempre que sentir alguma dor é a única forma de ter a certeza que está a fazer o melhor por si e pelo seu filho. Se avaliar frequentemente o estado da sua boca e seguir os conselhos dos profissionais competentes, será difícil que problemas de Saúde Oral afetem a sua gravidez. Clique aqui para saber mais sobre consultas dentárias durante a gravidez.

  7. Informe sobre a sua gravidez - Mantenha os médicos dentistas a par de todos os detalhes da sua gravidez. Para tal, informe-os assim que suspeitar que está grávida e, entre outras coisas, não deixe de referir os medicamentos que está a tomar durante o processo.

 

"Mantenha os médicos dentistas a par de todos os detalhes da sua gravidez."

 

Se está grávida ou pensa engravidar, estas podem ser consideradas as 7 regras de ouro para manter uma boa Saúde Oral e a sua gravidez livre de problemas associados aos dentes. Ainda assim, se tiver alguma dúvida, seja qual for, procure ajuda e informe-se com um profissional para fazer tudo o que está ao seu alcance e ter uma gravidez saudável e tranquila.