Afinal, o que é o flúor?

  • Afinal, o que é o flúor?

    E para que serve...?

    Saiba porque é importante e como pode obter o flúor de que necessita.

    Saúde Oral

Notícias

Muito ouvimos falar no flúor e em como este mineral faz bem aos dentes. Mas de que se trata exatamente? Para que serve? E como podemos obtê-lo nas quantidades que precisamos para manter a nossa Saúde Oral? As respostas abaixo.

O que é o flúor?

 

O que é o flúor?

O flúor é um dos elementos naturais mais reactivos da tabela periódica. Em solução aquosa, é um mineral que ajuda no fortalecimento dos nossos ossos e dentes.

É um dos elementos mais abundantes no planeta. E pode ser encontrado na natureza sob diversas formas, na água, nos solos, nas plantas, nas rochas e até no ar.

 

Para que serve?

Em Medicina Dentária, o flúor é muito usado para melhorar e manter a Saúde Oral. É recomendado pelos dentistas para fortalecer o esmalte dos dentes: este mineral ajuda na remineralização do esmalte, ajudando a reverter e a prevenir problemas como a sensibilidade dentária.

 

Como podemos obter o flúor de que necessitamos?

Em muitos países, o flúor pode ser encontrado na água corrente. Mas em Portugal as concentrações de flúor na água potável não vão muito além das 0 ppm.

Felizmente, podemos encontrar este mineral em vários tipos de produtos de higiene oral, como as pastas de dentes, elixires, cremes e géis bucais, suplementos, entre outros produtos de Saúde Oral não sujeitos a receita médica. No entanto, mesmo que tenhamos acesso facilitado a todos estes produtos, não significa que tenhamos de usar todos em simultâneo para garantir a Saúde dos nossos dentes e gengivas.

É importante perceber que no que toca ao flúor, é possível pecar por excesso. Salvo se o nosso dentista der indicações para usar outro tipo de produtos - ou se recomendar um reforço ao flúor que obtemos diariamente -, nos adultos o ideal é escolher pastas de dentes ou elixires com concentrações de flúor de 1250 ppm. A partir da concentração de 1500 ppm o flúor poderá deixar de ser benéfico para o nosso organismo.

Em caso de dúvidas ou se tiver problemas como o desenvolvimento de cáries com muita frequência, ou como a sensibilidade dentária, deverá falar com o seu dentista de forma a encontrar as soluções mais indicadas ao seu caso. 

Para evitar problemas, não compre suplementos ou géis de flúor sem garantir que são os produtos apropriados ao seu caso.

Aconselhe-se com o seu dentista sobre os produtos com flúor ideais para si.

 

Se já não visita o seu dentista há muito tempo, nota que as cáries são uma constante na sua vida ou sofre de sensibilidade dentária, não adie mais a sua consulta.

Aconselhe-se sobre as soluções mais indicados para o seu caso agendando uma consulta de avaliação sem qualquer compromisso. Poderá fazê-lo em qualquer uma das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. 

Terá acesso a equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas, preparadas para ajudar com quaisquer dúvidas e problemas de Saúde Oral.

Beneficie de meios de diagnóstico avançados e conheça em detalhe o estado da sua Saúde Oral, logo na primeira consulta. E sem qualquer compromisso.