Cace os Ovos, não as Cáries!

  • Cace os Ovos, não as Cáries!

    3 dicas para desfrutar da Páscoa com Saúde Oral.

    Atue na prevenção dos problemas e continue a Sorrir para a Vida!

    Saúde Oral

Notícias

A Páscoa é dos momentos do ano preferidos de muitas pessoas. E, curiosamente, também é uma das datas favoritas das lesões de cárie. É que nesta altura, muitos de nós cometemos alguns excessos e temos alguns descuidos que podem resultar em desequilíbrios da nossa Saúde Oral. Por isso, preparámos para si três dicas essenciais para passar esta Páscoa com o seu melhor Sorriso. E com a sua Saúde. Este ano, cace os ovos, mas deixe as cáries à porta!

Esta Páscoa evite as lesões de cárie.

 

1) Evite os doces “maus”...

Verdade seja dita, não há chocolates, gomas ou rebuçados realmente “bons” para a Saúde. Mas, no que toca aos alimentos com corantes e açúcares refinados, há uns piores que outros. Nesta Páscoa, dê uma trinca no ovo de chocolate, mas deixe de lado estas guloseimas:

  • Caramelos pegajosos - se tem próteses dentárias, aparelhos ou restaurações, estes devem ser considerados os seus inimigos número um, se não quiser arruinar os seus tratamentos. E, mesmo que não tenha nenhuma solução de reabilitação oral ou que não esteja a realizar nenhum tratamento ortodontico, deverá evitar estes caramelos. Por serem muito pegajosos, colam facilmente à superfície dentária, sendo mais difícil remover os seus detritos. Sendo meio caminho andado para desenvolver lesões de cárie;

  • Doces muito duros - se por um lado os caramelos pegajosos são maus, os duros não serão melhores. Mais uma vez, para quem realizou tratamentos de reabilitação, restaurações ou usa aparelho, são verdadeiros perigos. Além disso, a tentação de trincar uma guloseima, muitas vezes é mais forte do que nós. O que pode originar muitos dentes partidos ou lascados. Sendo que um dente cujo o esmalte foi danificado é um dente com maior probabilidade ter lesões de cárie. Trincar doces muito duros pode até provocar ferimentos nas gengivas. Feridas que podem infetar e levar a problemas como a gengivite e a periodontite. Fique-se pelas amêndoas!;

  • Rebuçados e gomas ácidas - muita atenção a estes doces. Comê-los em demasia e durante períodos prolongados pode provocar a alteração do pH da nossa boca. Levanto a fenómenos de erosão ácida, responsáveis pela destruição do esmalte. E, como vimos, um dente com o esmalte danificado fica desprotegido contra lesões de cárie e todos os problemas que daí podem surgir.

Beber água com frequência ajuda a evitar as lesões de cárie.

 

2) Desfrute de um copo de vinho. Mas vá intercalando com água!

Não. As bebidas alcoólicas não fazem bem à nossa Saúde Oral. Mas não podemos ignorar que fazem parte das quadras festivas. 

Esta Páscoa, não tem de abdicar do seu copo de vinho. Mas vá intercalando com uns bons golos de água. Isto porque as bebidas alcoólicas são dos principais responsáveis por provocar boca seca ou a xerostomia. Tornando a nossa boca no ambiente ideal para a proliferação das bactérias responsáveis pelas lesões de cárie. 

Mantenha-se hidratado e continue a Sorrir para a Vida!

Lave os dentes 3 vezes por dia e evite as lesões de cárie.

 

3) Lavar os dentes = menos lesões de cárie. Mas aguarde um pouco.

Lavar os dentes após as refeições, principalmente após o consumo de alimentos açucarados, é ótimo para garantir a manutenção da nossa Saúde Oral. No entanto, não devemos fazê-lo imediatamente a seguir a comermos.

A saliva tem um papel muito importante na proteção dos nossos dentes e gengivas. E devemos dar-lhe tempo para atuar e voltar a equilibrar o pH da nossa boca antes de colocarmos o fio dentário, a escova de dentes, a pasta, e o elixir oral em ação.

Depois de comer, bocheche com um pouco de água e aguarde 30 minutos antes de lavar os dentes. Mas após meia hora não se esqueça da higiene oral! Coloque lembretes no seu telefone para não saltar este hábito tão importante. Vai ver que as lesões de cárie não vão querer nada consigo!

Atue na prevenção das lesões de cárie.

 

Além destes conselhos, lembre-se: para manter a nossa Saúde Oral é ainda fundamental visitar o dentista de seis em seis meses. Assim, estaremos a atuar na prevenção e não sobre os problemas. O que pode evitar muitos gastos.

Marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, numa das mais de 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Conte com a ajuda de equipas multidisciplinares de dentistas, preparadas para lidar com qualquer problema de Saúde Oral. E que podem aconselhá-lo sobre os melhores cuidados a ter para evitar constrangimentos.

Aproveite ainda para conhecer, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral através dos meios de diagnóstico avançado a que terá acesso logo na primeira consulta.

E tenha uma ótima Páscoa!