Recessão gengival
Notícias
A recessão gengival é um problema que afeta o dia-a-dia de milhares de portugueses. Se esta situação lhe for familiar, certamente que, além das causas e das possíveis consequências, quererá sobretudo saber de que forma se poderá tratar o mais rapidamente possível. Saiba de que forma pode resolver a recessão ou retração gengival.
A recessão gengival tem tratamento?
Sim. No entanto, idealmente, este problema deve ser evitado. Com visitas regulares ao dentista e uma higiene oral adequada, à partida, não terá de se preocupar com este problema. Mas, se vir que as suas gengivas estão a diminuir, expondo uma parte amarelada de um ou mais dentes (as raízes), também não precisará de ter receio. É possível resolver o problema quando já existe retração gengival. Dependendo da análise de cada caso, a solução poderá passar pelo simples controlo da situação ou por uma intervenção clínica.
"A solução poderá passar pelo simples controlo da situação ou por uma intervenção propriamente dita."

Quais são os tratamentos disponíveis?
As formas de tratamento dependem da gravidade da situação. Assim, além dos tratamentos que visam combater as causas do problema – seja através de destartarizações ou do uso de aparelhos ortodônticos, por exemplo –, podemos dividir os tratamentos principais em dois cenários: os mais simples e os mais graves.
-
Nos casos mais simples, poderão ser tomadas medidas para que a situação não piore, sem recorrer a tratamentos invasivos. Para tal, os Médicos Dentistas poderão utilizar um produto específico para gengivas sensíveis e explicar de que forma deve ser feita a higiene oral. Assim, além de lhe ser pedido que exerça menos força durante a escovagem, poderão ser também recomendadas pastas dentífricas específicas e escovas com cerdas macias, por exemplo.
-
Em casos mais graves, poderá ser necessário recorrer também à cirurgia gengival. Este procedimento tem como objetivo voltar a cobrir a parte do dente que ficou exposta e pode ser efetuado de duas formas: reposicionamento gengival (usando a gengiva que se encontra junto dessa área) ou enxerto gengival (em que a gengiva necessária é retirada de outro local da boca e aplicada na zona em falta). Apesar de ser um trabalho exigente e que deve ser sempre feito por um profissional experiente, hoje em dia esta é uma técnica simples, realizada com anestesia local e que pode durar apenas cerca de 30 minutos.

Que cuidados deve ter?
Se não sofre de recessão gengival, mantenha consultas regulares ao seu dentista e vigie atentamente o estado da sua Saúde Oral. E tenha muita atenção à pressão que aplica na escova quando lava os dentes! Lembre-se: ao consultar regularmente o seu dentista e adotar os seus conselhos na higiene oral diária, estará a prevenir problemas desnecessários e a garantir que faz o melhor por si e pela sua Saúde Oral.
Por outro lado, se desconfia que pode estar a passar por este problema, seja qual for o seu estado, consulte o seu médico o mais rapidamente possível. Com a ajuda de um profissional, poderá identificar as causas da retração e iniciar o tratamento adequado com toda a segurança e conforto.
Artigo publicado pela primeira vez em maio de 2018 e revisto em setembro de 2020.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.