Natal com Saúde Oral

  • Natal com Saúde Oral

    5 dicas para passar a quadra sem problemas!

    Se passou o ano a Sorrir para a Vida, não deite tudo a perder agora.

    Saúde Oral

Notícias

Uma coisa é alimentar o nosso espírito natalício. Outra é perder a nossa Saúde Oral com apenas alguns dias de maus comportamentos.... Aproveite as 5 dicas que preparámos para si. Para que desfrute do Natal sem grandes asneiras:

Aproveite estas 5 dicas e mantenha a sua Saúde Oral.

 

1) Domine a sua Saúde Oral! Lave os dentes com mais frequência.

Na quadra natalícia, principalmente num ano como 2020, ninguém quer ter de lidar ainda com uma visita de urgência ao dentista. Mas se quiser evitar chatices, o melhor é não descurar a sua higiene oral. Principalmente, numa altura em que, tendencialmente, muitos de nós cometem alguns excessos. Se estiver férias nesta altura, não deixe de lavar os dentes, nem por um dia. No mínimo deverá continuar sempre lavar os dentes duas vezes por dia, sem esquecer o fio dentário antes da escovagem e o elixir oral no final. 

Se cuidar de crianças, aproveite o facto de passar mais tempo com os mais pequenos para os sensibilizar para a importância de lavar os dentes. Promova a manutenção da Saúde Oral em vez do tratamento de problemas.

 

2) Desfrute dos doces… com muita moderação!

Não é por comermos mais rabanadas que ganhamos mais espírito natalício… mas também não temos de negar-nos todos os consolos. 

Evite os excessos e lave os dentes 30 minutos após as refeições. Evite ainda passar toda noite e todo dia de Natal a petiscar. Se vai desfrutar de alguns doces, procure fazê-lo por exemplo logo a seguir ao almoço e, mais tarde, logo a seguir ao jantar. 

Ter os dentes e gengivas cobertos de açúcar durante muitas horas seguidas vai promover a acumulação de placa bacteriana. A partir daí, o tártaro, as cáries e muitos outros problemas estão logo ao virar da esquina.

Tenha estes cuidados e aproveite algumas das melhores coisas do Natal!

 

3) Atenção aos alimentos duros ou difíceis de mastigar.

Não trinque rebuçados, fuja dos caramelos e nada de descascar nozes com os dentes. 

Trincar alimentos muito rígidos pode provocar dentes lascados ou partidos. Além disso, alimentos difíceis de mastigar, como os caramelos, são particularmente perigosos para pessoas com próteses dentárias e aparelhos. Os caramelos têm ainda o problema de se colarem facilmente aos dentes, sendo mais difícil remover os resíduos deixados por estas guloseimas. 

 

4) Desfrute de alimentos e bebidas mais ácidos de forma estratégica.

É mesmo isso que leu. Defina uma estratégia para desfrutar de um bom copo de vinho tinto ou de alguns refrigerantes. Alimentos e bebidas ácidos podem alterar o pH da nossa boca. Aumentando a proliferação de bactérias e danificando o esmalte dos nossos dentes

Se vai beber um refrigerante faça-o com uma palhinha (reutilizável ou de papel, para ser menos prejudicial para o ambiente). Se vai beber vinho, vá intercalando com água. E mastigue uma ou outra pastilha sem açúcar após ingerir alimentos mais ácidos.

Mais importante do que tudo isto não se esqueça da regra dos 30 minutos: lavar os dentes logo após comer também não é vantajoso para si.

 

5) Bebidas alcoólicas com moderação. Tabaco? Nem vê-lo.

Um brinde ou outro no Natal podem trazer muita alegria. Mas o consumo excessivo de álcool é uma das principais causas das doenças das gengivas. E patologias como a gengivite e a periodontite são dois problemas que vai querer evitar. Seja nesta altura do ano, seja em qualquer outra. 

Mas não se assuste! Desde que se modere e coloque em prática as estratégias apresentadas neste artigo, poderá beber o seu cálice de vinho com toda a tranquilidade.

Já em relação ao tabaco, ainda que a moderação mitigue o problema, a única forma de se livrar totalmente de todos os prejuízos é deixando de fumar. O fumo do tabaco tem muitas substâncias tóxicas que alteram os tecidos da nossa boca, conduzindo a muitas doenças. Sendo ainda um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de cancro oral. Neste Natal, encha o seu coração com a boa vontade da quadra e deixe de fumar.

Este Natal, não descure a sua Saúde Oral!

 

Como está o estado da sua Saúde Oral? Já não vai ao dentista há muito tempo? O ideal seria visitá-lo antes do Natal, para garantir que não existem cuidados especiais que deverá ter. Se não puder fazê-lo antes, vá a uma consulta logo que possível.

Nas clínicas OralMED Medicina Dentária encontrará equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas, preparadas para diagnosticar e lidar com qualquer problema de Saúde Oral. Marque uma consulta de avaliação completa e tenha um diagnóstico detalhado do seu caso, logo na primeira consulta. E sem qualquer compromisso.