Confinar em segurança

  • Confinar em segurança

    Com 5 conselhos do seu dentista

    Não sair de casa não pode servir de desculpa para descurar alguns cuidados.

    Saúde Oral

Notícias

Nos dias que correm, devemos sair de casa apenas quando precisamos de tratar de assuntos inadiáveis, como os assuntos relacionados com a nossa Saúde. Mas existem cuidados que podemos ter para evitar, por exemplo, uma visita de urgência ao dentista. Siga estes 5 conselhos e mantenha a sua Saúde Oral durante o confinamento.

Oiça os conselhos do seu dentista.

 

1) Oiça o seu dentista: não salte as rotinas de higiene oral.

Ainda que não saia de casa, é fundamental continuar a fazer as suas rotinas de higiene oral. Isso poderá evitar visitas urgentes ao dentista.

No mínimo, deve continuar a lavar os dentes duas vezes por dia, sem abdicar do fio dentário antes da escovagem e do elixir oral no final. 

Se cuidar de crianças, inclua os mais pequenos nas suas rotinas e aproveite para os sensibilizar para a importância de lavar os dentes. Promova a manutenção da Saúde Oral em vez do tratamento de problemas.

 

2) Faça refeições intervaladas. Evite passar o dia inteiro a mastigar. 

Estar muito tempo em casa é muitas vezes sinónimo de alguns excessos alimentares. Evite passar o dia a petiscar. Intervale as refeições para ter tempo para a sua higiene oral e para não diminuir a frequência dos seus cuidados diários. Aguarde 30 minutos para lavar os dentes a seguir a comer. 

Ter os dentes e gengivas cobertos de resíduos durante muitas horas seguidas vai promover a acumulação de placa bacteriana. A partir daí, pode começar a desenvolver e a acumular tártaro, surgindo as cáries de seguida. O seu dentista quer que mantenha a sua Saúde Oral, não que trate problemas que pode evitar em casa.

 

3) Não abra recipientes com os dentes. E cuidado com alguns alimentos.

Abrir garrafas, plásticos ou quaisquer tipos de recipientes com os dentes é um comportamento perigoso que pode provocar dentes lascados ou partidos. Além disso, alimentos difíceis de mastigar e pegajosos são particularmente perigosos para pessoas com aparelhos dentários. Se está a meio de qualquer tipo de tratamento dentário, siga sempre as recomendações do seu dentista.

 

4) Bebidas alcoólicas com moderação. 

O consumo excessivo de álcool é uma das principais causas das doenças das gengivas. E patologias como a gengivite e a periodontite são dois problemas que vai querer evitar. Principalmente, se quiser evitar visitas ao dentistas para além das suas consultas de manutenção.

Beba com moderação e procure intercalar as bebidas alcoólicas com água.

 

5) Se fuma, procure deixar este vício.

Durante o novo confinamento, é normal que sinta mais stress e ansiedade. O que pode agravar alguns vícios, como o hábito e fumar. Mas saiba que o fumo do tabaco tem muitas substâncias tóxicas que, além de todos os problemas que acarretam para o organismo como um todo, alteram os tecidos da nossa boca, conduzindo a muitas doenças. O tabaco é ainda um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de cancro oral. 

Se gostava de deixar de fumar, peça ajuda ao seu dentista. 

Visitar o dentista é seguro.

 

Sendo a Saúde Oral uma parte essencial da Saúde Geral, e uma vez que os dentistas são dos profissionais mais bem preparados para lidar com o risco da contaminação-cruzada, as clínicas de Medicina Dentária continuam de portas abertas para receber os seus Pacientes.

Se tem algum problema, deve procurar tratamento, mesmo durante o novo confinamento. Isso irá evitar que este se agrave e que possa provocar outros problemas, que podem ir além da boca. Lembre-se que, por exemplo, infeções nas gengivas podem comprometer o nosso sistema imunitário.

Marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, numa das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Será recebido por uma equipa multidisciplinar de Médicos Dentista, que irá acolhê-lo num ambiente clínico protegido e seguro.