Dorme com prótese dentária?

  • Dorme com prótese dentária?

    Descubra se deve usar a sua prótese removível à noite.

    As próteses removíveis são uma das soluções mais utilizadas para corrigir a falta de dentes, mas implicam cuidados especiais.

    Saúde Oral

Notícias

Seja por uma questão estética ou por considerarem que é a melhor opção, muitas pessoas preferem não retirar a sua prótese dentária removível para dormir. E, provavelmente, se utiliza uma prótese deste género, pelo menos já se terá questionado sobre se deve ou não fazer o mesmo. Afinal de contas, qual será a melhor opção? Leia o artigo e descubra.

Prótese dentária: saiba o que deve fazer se tiver uma prótese removível.

 

O que dizem os dentistas?

Na realidade, pode dormir com as suas próteses, mas é preferível que não o faça. Descansar sem as próteses é recomendado pelos Médicos Dentistas, sobretudo, por três motivos principais:

1. Permite libertar a pressão - A primeira razão para não dormir com as próteses removíveis está relacionada com a pressão que estas exercem sobre as gengivas e a estrutura óssea. Ao removê-la, estará a permitir que a sua boca descanse da pressão ocorrida durante o dia, evitando compressões durante o sono. No caso de sofrer de bruxismo (o chamado «ranger dos dentes»), por exemplo, os benefícios são ainda mais evidentes.

2. Recupera os vasos sanguíneos - Para além de aliviar a pressão dos ossos e das gengivas, retirar a prótese dentária enquanto dorme possibilita também que os vasos sanguíneos se recomponham.

3. Menos produção de saliva - No período da noite, como o nosso corpo está em repouso, é produzida menos saliva. Deste modo, o ambiente na boca torna-se propício a que as bactérias se agarrem mais facilmente aos dentes. Assim, se dormirmos com a prótese dentária, existe mais superfície para alojar as bactérias, podendo levar ao aparecimento de cáries em dentes que não tenha substituído. Caso não possua qualquer dente natural, esta reduzida produção de saliva continua a ser problemática, uma vez que, apesar de não desenvolver cáries, poderá desencadear infeções fúngicas, como a candidíase oral ou outros problemas nas gengivas.
 

"Ao removê-la, estará a permitir que a sua boca descanse da pressão ocorrida durante o dia."

Dormir com a prótese dentária: sim ou não?

 

Que cuidados deve ter com a sua prótese dentária?

Para além de não dormir com a prótese, não se esqueça de que é extremamente importante reservar algum tempo por dia para a retirar da boca e efetuar uma limpeza adequada e completa dos seus dentes. Se visitar regularmente o seu dentista e seguir atentamente as suas recomendações, esse processo torna-se mais fácil e estará mais perto de garantir um Sorriso para a Vida.
 

 

Artigo publicado pela primeira vez em abril de 2018 e revisto em agosto de 2020.