Dorme com prótese dentária?

  • Dorme com prótese dentária?

    Descubra se deve usar a sua prótese removível à noite.

    As próteses removíveis são uma das soluções mais utilizadas para corrigir a falta de dentes, mas implicam cuidados especiais.

    Saúde Oral

Notícias

Seja por se sentirem constrangidas, ou por considerarem que é a melhor opção, muitas pessoas preferem não retirar a sua prótese dentária removível para dormir. E, provavelmente, se utiliza uma prótese deste género, pelo menos já se terá questionado sobre se deve ou não fazer o mesmo. Afinal de contas, qual será a melhor opção? Leia o artigo e descubra.

Prótese dentária: saiba o que deve fazer se tiver uma prótese removível.

 

O que dizem os dentistas?

Na realidade, pode dormir com as suas próteses. Mas é preferível que não o faça. Descansar sem as próteses é recomendado pelos dentistas, sobretudo, por três motivos principais:

1. Permite libertar a pressão - A primeira razão para não dormir com as próteses removíveis está relacionada com a pressão que estas exercem sobre as gengivas e a estrutura óssea. Ao removê-la, estará a permitir que a sua boca descanse da pressão ocorrida durante o dia, evitando compressões durante o sono. No caso de sofrer de bruxismo (conhecido como o ato de «ranger dos dentes»), por exemplo, os benefícios são ainda mais evidentes.

2. Recupera os vasos sanguíneos - Para além de aliviar a pressão dos ossos e das gengivas, retirar a prótese dentária enquanto dorme possibilita também a manter a integridade dos vasos sanguíneos, o que ajuda a regular a Saúde de todos os tecidos da cavidade oral.

3. Menos produção de saliva - No período da noite, o nosso organismo produz menos saliva - a defesa natural da nossa boca contra microorganismos prejudiciais. Deste modo, criam-se condições para que as bactérias se depositem e proliferem mais facilmente sobre os dentes e gengivas. Assim, se dormirmos com a prótese dentária, existe mais superfície para alojar as bactérias, podendo levar ao aparecimento de cáries em dentes que não tenha substituído. Caso não possua qualquer dente natural, esta reduzida produção de saliva continua a ser problemática, uma vez que, apesar de não desenvolver cáries, poderá desencadear infeções fúngicas, como a candidíase oral ou outros problemas nas gengivas.

 

"Ao removê-la, estará a permitir que a sua boca descanse da pressão ocorrida durante o dia."

Dormir com a prótese dentária: sim ou não?

 

Que cuidados deve ter com a sua prótese dentária?

Para além de não dormir com a prótese, não se esqueça de que é extremamente importante reservar algum tempo por dia para a retirar da boca e efetuar uma limpeza adequada e completa dos seus dentes. Se visitar regularmente o seu dentista e seguir atentamente as suas recomendações, esse processo torna-se mais fácil e estará mais perto de garantir um Sorriso para a Vida.

 

Se já não visita o seu dentista à muito tempo, aproveite para marcar uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. Poderá fazê-lo em qualquer uma das dezenas de clínicas OralMED Medicina Dentária que existem de norte a sul do país. Terá acesso a meios de diagnóstico avançado que vão permitir-lhe ficar a conhecer, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral. E poderá contar com o acompanhamento de equipas multidisciplinares de dentistas, preparadas para identificar e lidar com qualquer problema que possa estar a condicionar o seu Sorriso.

 

 

Artigo publicado pela primeira vez em abril de 2018 e revisto em outubro de 2021.