Dentes do siso problemáticos…

  • Dentes do siso problemáticos…

    As 7 principais complicações ligadas aos sisos.

    Sejam dentes do siso ou quaisquer outros temas de Saúde Oral, confie nas indicações do seu dentista.

    Saúde Oral

Notícias

Todos partilhamos uma ideia generalizada de existirem muitos problemas associados aos dentes do siso. No entanto, estes problemas não se verificam em todas as pessoas nem em todos os sisos. As complicações associadas aos dentes do siso dependem, sobretudo, da posição destes dentes na arcada, do facto de terem nascido corretamente e dos nossos hábitos de higiene oral. 

Mas se estes problemas não afetam toda a gente porque é que temos esta noção dos sisos como fatores complicadores da nossa Saúde Oral? Porque, apesar de não serem dentes problemáticos para TODAS as pessoas, são uma complicação para MUITAS. Como são os últimos dentes a nascer nas arcadas, contam muitas vezes com um espaço muito limitado. Sendo muitos os casos em que os sisos não erupcionam totalmente ou erupcionam em posições prejudiciais para a nossa Saúde Oral. Entenda quais são as principais complicações associadas aos dentes do siso mais problemáticos.

Conheça os principais problemas associados aos dentes do siso.

 

Dentes do siso: 7 problemas mais comuns

1. Dificuldades na higienização 

Por se encontrarem numa região mais posterior na boca, e por a sua posição na arcada não ser muitas vezes a ideal, os dentes do siso podem não ser fáceis de higienizar. Não sendo possível, em muitos casos, usar eficazmente a escova nestes dentes ou passar o fio dentário entre um dente do siso e o seu dente vizinho.

2. Cáries dentárias

Precisamente por não serem dentes fáceis de higienizar, são dentes que têm tendência a desenvolver lesões de cárie. É comum existir acumulação de placa bacteriana e formação de tártaro nos dentes do siso. É fundamental visitar o dentista duas vezes por ano para proceder a uma destartarização e despistar quaisquer problemas que possam surgir.

3. Abcessos

Outro dos problemas que podem surgir pela má posição de um siso e pela dificuldade na sua higienização são os abcessos dentários. Um abcesso é uma acumulação de pus resultante de uma infeção. O acumular de bactérias sobre os dentes do siso e gengivas, a evolução de lesões de cárie mais escondidas, pode conduzir ao desenvolvimento de abcessos. Um problema que pode ser muito doloroso e resultar na perda de um ou mais dentes.

4. Quistos

Se estiverem mal posicionados na arcada e, principalmente, quando se mantêm semi-inclusos, existe o risco de se desenvolverem quistos junto aos dentes do siso. Os quistos são uma espécie de “saco” que acumula bactérias e células mortas sob a forma de um material líquido ou parcialmente sólido. Têm paredes bastante resistentes e podem crescer ao longo do tempo, se não forem tratados. Podendo progredir para situações mais graves.

5. Reabsorção das raízes de dentes vizinhos

Quando um dente do siso começa a nascer inclinado para o lado do dente vizinho, numa posição quase ou totalmente horizontal, começa a fazer pressão e a criar lesões na raíz deste último dente. Além disso, neste contacto, e devido à acumulação de bactérias na região, pode infetar esta raíz vizinha. O resultado pode ser o desenvolvimento de cáries nas raízes dos segundos molares e a reabsorção das suas raízes. Podendo levar à perda destes mesmos dentes.

6. Gengivite e Periodontite 

O problema da higienização de sisos mal posicionados ou que não erupcionaram totalmente, e a acumulação de placa bacterianda, faz com que ocorram inflamações nas gengivas e se criem infeções nestes tecidos. Esta situação pode dar origem a problemas como a gengivite, e eventualmente, à evolução mais grave desta doença, a periodontite.

7. Reabsorção óssea

Com a evolução de uma infeção não tratada na região de um dente do siso, os tecidos de suporte vão acabar por ser também afetados. Além das gengivas, o problema pode evoluir e afetar o osso onde o dente se encontra fixo. Resultado na sua reabsorção e na queda do dente, se a situação não for tratada e controlada.

 

Se são problemáticos, porque não extraí-los sempre?

Porque não são sempre problemáticos. Um dente saudável, alinhado corretamente na arcada, que está numa posição em que a higienização é possível, é sempre uma mais valia para a mastigação.

Além disso, se um dia mais tarde precisarmos de substituir a maioria dos dentes numa arcada, os sisos podem ser um ótimo pilar para estabilizar uma prótese removível. E se optarmos por uma solução de implantes dentários, um dente do siso bem posicionado pode também ser uma mais valia.

No que toca aos dentes do siso, o ideal é sempre procurar aconselhamento de um dentista, confiar nas suas indicações, manter bons hábitos de higiene oral e ir a consultas de destartarização de seis em seis meses. 

Ainda que muitas vezes seja necessário extrair um ou mais sisos, o ideal é fazermos o que pudermos para os manter, se estes não apresentarem problemas para a nossa Saúde Oral como um todo.

No que toca aos dentes do siso, confie sempre na opinião do seu dentista.

 

Nota que tem sisos que nunca nasceram totalmente? Ou sisos que nunca nasceram de todo? Nota que tem algum dente do siso inclinado para o lado do dente vizinho? Procure a ajuda de um dentista.

Marque uma consulta de avaliação médica completa numa das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária. Terá à sua disposição equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas, capazes de ajudar com quaisquer problemas de Saúde Oral. Poderá ainda contar com meios de diagnóstico avançados para que possa realizar todos os exames necessários ao seu caso, logo na primeira consulta. Tudo, sem qualquer compromisso para si.