Destartarização?

  • Destartarização?

    O seu Sorriso agradece.

    Esclareça as 5 maiores dúvidas sobre destartarização.

    Saúde Oral

Notícias

Hoje em dia, todos sabemos que uma destartarização é um tratamento que serve para remover o tártaro dos nossos dentes. Mas apesar de ser um dos procedimentos mais comuns de Medicina Dentária, a verdade é que ainda suscita várias dúvidas.

Saiba a resposta às cinco perguntas mais comuns sobre destartarização.

Como é feita uma destartarização?

 

1. "Como se faz uma destartarização?"

É um procedimento que é feito com um equipamento específico que produz ultrassom. As vibrações produzidas por ultrassom, quando entram em contacto com o tártaro, fazem com que este se fragmente e se separe da superfície dos nossos dentes. 

 

2. "A destartarização estraga o esmalte?"

Não. Quando o equipamento que é utilizado está devidamente calibrado e é manuseado por um Médico Dentista ou Higienista Oral qualificado, o procedimento não provoca quaisquer danos ao esmalte dentário.

 

3. "Já existem equipamentos para fazer este procedimento em casa. É seguro usá-los?"

Não. Estes equipamentos não são recomendados pelos Médicos Dentistas devido aos riscos que acarretam. Não estão testados nem calibrados com a potência com que podem ser usados nos dentes com segurança. Quando as vibrações de ultrassom não estão na frequência certa, podem danificar o esmalte.

 

4. "A destartarização dói?"

Se não tivermos nenhum problema em boca e o equipamento estiver devidamente calibrado, não deve provocar dor. Mas em pessoas propensas à sensibilidade dentária ou que apresentem algum processo inflamatório nas gengivas poderão sentir um desconforto mais acentuado.

 

5. "Quanto tempo demora o tratamento?"

Remover o tártaro na cadeira do dentista é um procedimento relativamente rápido. Habitualmente, este procedimento não ultrapassa os 30 minutos. No entanto, poderá demorar mais tempo consoante a quantidade de tártaro que é necessário remover e o seu nível de aderência ao esmalte.

Faça uma destartarização de 6 em 6 meses.

 

Faça uma destartarização de seis em seis meses.

A acumulação de tártaro nos dentes é uma das principais causas de muitos dos problemas de Saúde Oral, podendo contribuir para o desenvolvimento de doenças como a gengivite ou a periodontite. É, por isso, muito importante fazer uma destartarização de seis em seis meses

Nas clínicas OralMED Medicina Dentária, a destartarização semestral está incluída em todos os Planos de Tratamento Integrais. Podendo os Pacientes usufruir deste benefício mesmo após terminarem os seus tratamentos. Se ainda não visitou o Médico Dentista este ano, marque já uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. E esclareça todas as suas dúvidas sobre este e outros temas de Saúde Oral.