A gravidez estraga os dentes?

  • A gravidez estraga os dentes?

    É uma das questões que mais assusta as pré-mamãs.

    Acalme as suas inquietações. Saiba a resposta neste artigo

    Saúde Oral

Notícias

Há quem fique “de esperanças”. Há quem fique “de barriga”. E há ainda quem ache que a gravidez irá arruinar-lhe a Saúde Oral. Afinal, a gravidez estraga os dentes? Ou é só um mito que nasceu de crenças e expressões populares?

A gravidez estraga os dentes?

 

A gravidez estraga os dentes?

Se acha que a gravidez estraga os dentes e preocupa-se com esta questão então tranquilize-se. Dizer que a gravidez estraga os dentes é mito. 

A gravidez não é causa direta de cáries, por exemplo. O que acontece nas grávidas é que o seu organismo passa por diversas alterações hormonais durante a gestação.

Essas alterações provocam variações a nível de tecidos como as gengivas, podendo desencadear alguns problemas, se não forem mantidos alguns cuidados ao nível da higiene oral e da alimentação.

 

Então, não é verdade que o bebé irá retirar o cálcio dos dentes da mãe?

Não, não é verdade. O bebé, de facto, depende da mãe para obter todos os nutrientes e minerais que precisa durante a gestação. Mas não “rouba” o cálcio dos seus dentes. De acordo com os dentistas, durante a gravidez o cálcio nos dentes da mãe encontra-se estável, numa fase cristalina.

 

Que cuidados é que as grávidas devem ter para manter uma boca saudável?

Primeiramente, devem ser seguidas por um dentista ou higienista oral. Isto porque as alterações hormonais podem despoletar processos inflamatórios nas gengivas. Conduzindo ao desenvolvimento de doenças como a gengivite e a periodontite.

Faça uma alimentação baixa em açúcares e lave os dentes no mínimo duas vezes por dia. Uma das escovagens tem de ser feita obrigatoriamente antes de deitar. Nunca se esqueça de usar o fio dentário: a placa bacteriana acumula-se facilmente entre os dentes, desencadeando vários problemas. E não se esqueça ainda de bochechar com o elixir oral recomendado pelo seu dentista.

Se quiser conhecer outras boas práticas de manutenção da Saúde Oral na gravidez clique aqui.

A gravidez estraga os dentes? Não. É mito.

 

Já não visita um dentista há muito tempo? Marque uma consulta de avaliação médica completa numa das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária. Encontrará equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas, preparados para lidar com todas as particularidades das Pacientes gestantes. Tenha acesso a meios de diagnóstico avançados e conheça, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral, logo na primeira consulta. Sem qualquer compromisso para si!

Desfrute deste momento maravilhoso na sua vida sem preocupações!