Como lavar os dentes com aparelho dentário?

  • Como lavar os dentes com aparelho dentário?

    Os aparelhos dentários implicam cuidados de higiene especiais.

    Aprenda a fazer uma higiene oral completa em 3 simples passos.

    Ortodontia

Notícias

Lavar os dentes com aparelho dentário em 3 passos

Uma boa limpeza dos dentes é o primeiro passo para prevenir doenças e manter uma saúde oral invejável. Apesar de ser bastante simples, durante os tratamentos com aparelhos dentários, o processo fica um pouco mais complicado. Dos escovilhões ao fio dentário, com arcos e brackets pelo meio, afinal, como é que devemos lavar os dentes com aparelho dentário fixo?

1º Passo – Fio dentário

A primeira etapa consiste em passar o fio dentário nos dentes. No entanto, devido à presença de arames, este procedimento não pode ser feito da forma habitual. Para conseguir utilizar o fio de forma eficaz e ao longo de todo o dente até ao sulco entre o dente e a gengiva, é necessário passar o fio entre o arco e o dente, antes de começar a limpeza.

2º Passo – Escovilhão

De seguida, é utilizado o escovilhão, no espaço entre cada bracket, com o intuito de higienizar os arcos do aparelho dentário e a superfície lateral de cada uma dessas peças. Uma vez que existem diferentes escovilhões no mercado, deverá aconselhar-se junto do seu dentista sobre o tipo mais indicado para si.

lavar os dentes com aparelho

3º Passo – Escova de dentes

Na terceira e última fase, entra em ação a escova de dentes. Aqui, pode ser útil dividir a superfície visível dos dentes em 3 zonas distintas: a parte em cima do bracket, a área do bracket e a zona de baixo.

Com esta divisão em mente, procedemos à limpeza das três zonas sequencialmente, começando pela zona mais perto da gengiva. Através de movimentos suaves, circulares e com a escova inclinada a cerca de 45 graus, repete-se o procedimento ao longo de toda a arcada. 

De seguida, lavam-se também a zona interior de cada dente, a sua superfície de mastigação e a língua, da mesma forma que fazemos com os dentes naturais sem aparelho. Para facilitar este procedimento, existem no mercado várias escovas com formatos adequados à higiene oral de Pacientes submetidos a tratamentos ortodônticos.

Este procedimento aplica-se a todos?

Estas são as etapas recomendadas para lavar os dentes com aparelho dentário fixo. No entanto, é importante perceber que não existem dois casos iguais e que cada Paciente merece um cuidado especial.

Para garantir o sucesso do tratamento, aconselhe-se sempre sobre o procedimento e os instrumentos mais adequados para si junto do seu médico dentista, faça uma higiene oral correta e visite a sua clínica regularmente.