Trocar a escova de dentes

  • Trocar a escova de dentes

    Quando devemos fazê-lo?

    Em algumas situações podemos ter de substituir a escova de dentes mais cedo do que estávamos a contar.

    Saúde Oral

Notícias

Há quanto tempo não substitui a sua escova? Pode parecer um assunto secundário, mas trocar a escova de dentes com frequência pode ter vários impactos na nossa Saúde Oral e geral. Podendo até fazer a diferença quando contraímos doenças como a COVID-19. Neste artigo, aprenda quando deve trocar a sua escova de dentes tendo em conta diferentes cenários.

Se não tivermos problemas de Saúde Oral devemos trocar de escova de dentes de três em três meses.

 

Se não tivermos problemas de Saúde Oral…

Para manter a Saúde dos nossos dentes e gengivas, e de acordo com os Médicos Dentistas, devemos lavar os dentes no mínimo duas vezes por dia e trocar a escova de dentes a cada três meses. Se verificarmos que a escova já está gasta, com cerdos tortos e desbotados, antes do final dos três meses, devemos substituir a escova naquele momento. Mas atenção! Uma escova de dentes muito desgastada ao fim de apenas algumas semanas é sinal de que estamos a aplicar demasiada pressão durante a escovagem. Não incorra no risco de ficar com retração gengival.

 

Se tivermos periodontite…

Para quem sofre de periodontite, a frequência com que a escova de dentes deve ser trocada irá variar de acordo com a gravidade da doença e da fase de tratamentos em que os Pacientes se encontrem. O Médico Dentista poderá recomendar a substituição da escova ao fim de algumas semanas de utilização. E poderá ainda recomendar trocar a escova de dentes no final de cada uma das fases de tratamento. Todas as recomendações do Médico Dentista deverão ser seguidas à risca para evitar que a doença se agrave.

 

Se tivermos aparelho dentário…

No caso de quem tem aparelhos dentários convencionais, a questão da escova de dentes ganha outro nível: devido às braquetes e aos elásticos que estes aparelhos possuem, deve-se usar escovas específicas: as escovas de dentes ortodonticas. Estas escovas têm os cerdos em V, deslizando sobre as braquetes sem se danificar ao fim de poucas utilizações. Ainda assim, mesmo estas escovas devem ser substituídas a cada três meses.

 

Se tivermos contraído COVID-19…

Aqui, a regra é a mesma para quaisquer gripes ou resfriados que possa vir a ter. Depois de se curar de uma infeção, o ideal é trocar imediatamente a sua escova de dentes. Isto porque alguns dos vírus e bactérias causadores de doenças podem ficar acumulados nas cerdas da escova. Podendo fazer com que voltemos a ficar infetados, mesmo depois de já estarmos curados. Se tiver COVID-19, troque a sua escova assim que os seus sintomas desapareçam e/ou quando as suas análises derem negativo. 

Porque devemos trocar a escova de dentes?

 

Porque devemos trocar a escova de dentes?

Manter a escova de dentes em boas condições e substituí-la frequentemente são dois fatores fundamentais para a nossa Saúde Oral. Existem dois grandes motivos para trocar a escova de dentes ao fim de um mínimo de três meses:

  1. Perde eficácia - com as lavagens, os cedros da escova de dentes vão começando a dobrar-se e a partir-se. À medida que isto vai acontecendo, a escovagem vai-se tornando cada vez menos eficaz: a placa bacteriana não é totalmente retirada a cada lavagem e vai-se acumulando sobre os nossos dentes e gengivas, dando origem a problemas como o tártaro e o aparecimento de lesões de cárie

  2. Acumula bactérias - mesmo que seja mantida em condições ótimas, com o contacto com a nossa boca e com a húmidade, algumas bactérias poderão proliferar nos cedros da nossa escova de dentes. Para evitar o desenvolvimento de doenças das gengivas, e de muitos outros problemas de Saúde Oral, é fundamental substituir a escova com a frequência recomendada pelos Médicos Dentistas.

 

Como podemos manter a escova em boas condições?

Existem alguns cuidados que podemos ter para que a escova de dentes se mantenha limpa e eficaz ao longo da sua utilização:

  • Semanalmente podemos higienizar a escova colocando-a durante 30 minutos num copo de água com uma colher de bicarbonato e duas de vinagre. Assim, iremos libertar todos os resíduos e odores acumulados.

  • Quando estivermos constipados, devemos colocar a escova num antissético oral durante 10 minutos após a utilização. Não esquecendo de a substituir quando nos sentirmos melhor.

  • Devemos colocar uma tampa na escova de dentes depois de ela estar devidamente seca, para evitar que alguns resíduos em suspensão se acumulem nos cerdos.

Trocar a escova de dentes: se tiver dúvidas, fale com o seu dentista ou higienista oral.

 

Aconselhe-se com o seu Médico Dentista ou Higienista Oral

O seu Médico Dentista ou Higienista Oral são as pessoas mais qualificadas para o ajudar a descobrir as melhores soluções para o seu caso específico. Seja ao nível dos produtos de higiene oral mais indicados para si, ou seja na forma como deve utilizá-los.

Nas clínicas OralMED Medicina Dentária poderá contar com a ajuda de mais de 250 Médicos Dentistas dedicados, distribuídos por todo o país. Marque uma primeira consulta e faça uma avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. Conheça o estado da sua boca e tire todas as suas dúvidas sobre Saúde e Higiene Oral.