Língua branca: o que significa?

  • Língua branca: o que significa?

    Saiba ler os sinais do seu organismo.

    A cor da língua pode ser um indicador do estado da nossa Saúde Oral.

    Saúde Oral

Notícias

A língua é fundamental ao nosso bem-estar. É com ela que provamos as nossas refeições favoritas. Que conseguimos engolir os alimentos que consumimos. E é também com a língua que muitas vezes nos expressamos e comunicamos. Mas a língua, por si só, também comunica connosco. Dando sinais quando algo não está bem com a nossa Saúde Oral. Já alguma vez teve a língua branca?

 

Língua branca: o que significa?

Geralmente, a língua branca é sinal de que existe uma grande acumulação de bactérias ou fungos em boca. A cor da língua fica alterada, ficando coberta por uma camada esbranquiçada que resulta da concentração de resíduos alimentares e células mortas. Este aglomerado forma-se devido à inflamação das papilas gustativas, que acabam por prender esses resíduos.

A língua branca resulta de uma acumulação de bactérias e fungos em boca.

 

Porque é que isto acontece?

A acumulação excessiva de bactérias em boca e a presença de fungos são, na maioria dos casos, o resultado direto de uma higiene oral insuficiente. A falta de consultas preventivas de Saúde Oral, para fazer a limpeza e destartarização dos dentes, são também um dos principais fatores que contribuem para este problema.

Bebés, idosos, Pacientes com doenças autoimunes e pessoas que estão a tomar antibióticos, por exemplo, também têm mais tendência a desenvolver língua branca. Mas nestes casos a questão deve-se maioritariamente ao facto de estas pessoas terem sistemas imunitários mais enfraquecidos.

Existem ainda algumas doenças que podem provocar alterações na língua:

  1. Candidíase Oral - surge devido a um fungo oportunista, afetando, geralmente, pessoas com o sistema imunitário comprometido. Caracteriza-se pelo aparecimento de várias manchas na boca;

  2. Líquen plano - é uma doença autoimune que provoca a inflamação da mucosa oral. Também se caracteriza pela formação de manchas brancas na língua e no interior das bochechas, mas estas manchas são ainda acompanhadas de pequenas feridas dolorosas, parecidas com aftas. Os Pacientes com este problema relatam ainda uma sensação de ardor em boca e sensibilidade a alimentos quentes, condimentados ou ácidos;

  3. Leucoplasia - é uma doença crónica que provoca o aparecimento de placas esbranquiçadas nas gengivas e interior das bochechas. Em alguns casos, estas placas, que não são dolorosas, podem surgir na superfície da língua. Nestas situações, a higiene oral não ajuda a melhorar a condição. Não se conhecem ainda causas diretas para este problema, no entanto, parece ser mais prevalecente em fumadores, podendo ser um dos primeiros sinais de cancro oral.

Ter a língua branca e não resolver o problema pode ter consequências negativas na nossa Saúde Oral

 

Quais são as consequências da língua branca para a nossa Saúde Oral?

Como vimos, na maioria dos casos, ter a língua branca, por si só, não é algo grave. O real problema começa quando ignoramos este sinal do nosso organismo e não corrigimos as práticas que estão por detrás desta situação. 

O excesso de bactérias em boca e a presença de fungos pode conduzir a problemas de Saúde Oral que, no limite, podem resultar na perda de dentes:

 

O que devemos fazer?

O primeiro passo que devemos dar é reforçar os nossos hábitos de higiene oral. A proliferação de bactérias e fungos em boca surge muitas vezes devido à falta de escovagem e uso de fio dentário. Certifique-se de que está a fazer a sua higiene oral após as principais refeições e antes de deitar. Use o fio dentário pelo menos uma vez por dia, antes da escovagem. E não se esqueça de lavar a língua para retirar todos os resíduos que lá possam estar acumulados. No final, lembre-se de bochechar com o elixir oral.

Se a língua branca não desaparecer com os cuidados de higiene oral, fale com o seu dentista.

 

Regra geral, ter a língua branca não é algo que nos deva assustar. Mas, se a situação persistir, mesmo com todos os cuidados de Saúde Oral, devemos procurar ajuda especializada. Se ao fim de duas semanas a nossa língua continuar com um aspeto pastoso, esbranquiçado ou com manchas, devemos consultar o nosso dentista para despistar a causa do problema. Os Médicos Dentistas estão preparados para fazer o rastreio de várias doenças, como é o caso do cancro oral.

Se a sua língua apresenta alterações e gostaria de ter uma opinião clínica, agende uma consulta de avaliação médica, sem qualquer compromisso. Ficará a saber o estado da sua Saúde Oral através de um diagnóstico completo, com recurso a meios de diagnóstico avançados. E poderá esclarecer todas as suas dúvidas sobre este e outros temas de Medicina Dentária.