• Marcação Online calendar
  • Fale com um assistente chat
  • Checkup Online agenda
  • Oferta de avaliação médica gift

A primeira ida ao dentista: qual é a idade indicada?

  • ESPECIAL INFANTIL

    Tudo o que sempre quis saber sobre a Saúde Oral dos mais pequenos

    Os temas mais importantes e os truques que não pode perder, para um crescimento harmonioso e com dentes saudáveis.

Tópico

A primeira ida ao dentista: qual é a idade indicada?

Garantir uma boa Saúde Oral para os mais pequenos é apenas uma das várias preocupações que passam a fazer parte do dia-a-dia dos adultos a partir do seu nascimento. No entanto, apesar da importância deste tema, a verdade é que ainda existem muitas dúvidas quanto ao que deve e não deve ser feito. E uma delas está relacionada com a primeira consulta… Afinal, com que idade é que devem começar as visitas às clínicas dentárias?
 

Quando deve ser feita a primeira consulta?


Apesar de suscitar bastantes dúvidas, a resposta não podia ser mais simples: a primeira consulta numa clínica dentária deve ser agendada assim que surgir o primeiro dente de leite. Por isso, idealmente, o primeiro contacto deve acontecer ainda durante a fase de bebé. E embora a altura de erupção dos primeiros dentes possa variar ligeiramente de bebé para bebé, de uma forma geral, costuma acontecer por volta dos 6 meses de vida.

A primeira visita ao dentista deve ser feita por volta dos 6 meses de idade.
 

Qual é a importância desta consulta?


Iniciar as consultas nesta fase é importante por vários motivos. Para exemplificar, podemos destacar 3 excelentes razões para fazê-lo:

  • Permite acompanhar a evolução – Se marcar uma consulta desde o aparecimento do primeiro dente, poderá analisar de forma completa a evolução de toda a dentição, desde o início;

  • Atuar preventivamente – Sendo acompanhado por profissionais regularmente e desde os primeiros meses, poderá esclarecer todas as suas dúvidas sobre a Saúde Oral infantil, aprender os procedimentos recomendados e evitar problemas no futuro;

  • Cria um hábito saudável – Ir ao dentista pode ser muito stressante para algumas crianças. Ao promover idas regulares ao consultório desde sempre, o processo passa a fazer parte da sua vida de forma natural, criando um hábito saudável e fundamental para as próximas gerações.

Se esta era uma das suas dúvidas, não se esqueça: a dentição das crianças deve ser acompanhada por um profissional desde dos primeiros meses de vida. Para tal, o conselho é simples: marque uma consulta assim que surgir o primeiro dente de leite.
 

"Marque a primeira consulta dentária assim que surgir o primeiro dente de leite."

 

Despertar as próximas gerações para a importância da prevenção é a melhor forma de inverter as estatísticas que, atualmente, colocam Portugal como o segundo país da União Europeia com maiores carências de Saúde Oral. E está ao alcance de todos fazê-lo. Por isso, comece desde cedo a dar o seu contributo e habitue os mais pequenos da melhor maneira possível.