A higiene oral antes dos 7 anos

  • ESPECIAL INFANTIL

    Tudo o que sempre quis saber sobre a Saúde Oral dos mais pequenos

    Os temas mais importantes e os truques que não pode perder, para um crescimento harmonioso e com dentes saudáveis.

Tópico

A higiene oral antes dos 7 anos

Limpar corretamente os dentes dos mais pequenos é fundamental para evitar problemas e estabelecer bons hábitos de higiene oral. No entanto, nem sempre sabemos como devemos lavar os seus dentes nas várias faixas etárias. Quando a criança tem mais de dois anos, mas ainda não tem sete anos, existem alguns cuidados especiais. Sabe como é que o deve fazer?

 

De bebé a criança, novos procedimentos



A partir dos 2 anos, a limpeza da boca já não é feita com o auxílio de dedeiras, mas sim com a escova de dentes. Nesta fase, é natural que a criança vá ganhando cada vez mais autonomia e coordenação motora. Por isso, poderá explorar a sua curiosidade e vontade de colaborar, utilizando escovas e pastas de dentes divertidas e adaptadas à sua idade.

 

Os cuidados de higiene oral dependem da idade da criança.



Para todos os efeitos, até por volta dos 7 anos de idade ainda é essencial que participe ativamente na limpeza dos dentes da criança, ajudando- a a fazê-lo corretamente.

 

Como deve ser feita a higienização?



Tanto nos bebés como nas crianças, o processo de escovagem deve ser feito de forma semelhante ao que os adultos fazem, ou seja, é essencial que a limpeza seja feita ao longo de todas as superfícies dentárias e da língua, de manhã e à noite (antes de dormir).

Quanto aos instrumentos a utilizar, o melhor é obter essa informação numa consulta, pois apenas um profissional poderá avaliar corretamente as necessidades de cada criança ao longo do tempo. Ainda assim, de um modo geral, podemos identificar 5 regras:

  • ESCOVAS MACIAS E RENOVADAS – Use sempre escovas com as dimensões adequadas à idade da criança e com filamentos macios, substituindo-as sempre que estiverem gastas.

  • PASTAS COM FLÚOR – As pastas utilizadas podem e devem conter sempre flúor, devido à sua ação no combate às cáries. Para tal, entre os 2 e os 6 anos de idade, as concentrações devem rondar os 450 ppm. A partir daí, entre os 6 e os 10 anos, a recomendação geral sobe para cerca de 800 ou 850 ppm. No entanto, para evitar problemas, obtenha sempre a indicação sobre a pasta de dentes a utilizar junto de um profissional. E não se esqueça que as quantidades de pasta também são importantes. Utilize quantidades semelhantes um grão de arroz cru (0,1g) para crianças com dificuldade em cuspir e uma quantidade semelhante a um grão de ervilha para as restantes crianças (0,3g). Outro indicador para a quantidade de pasta a ser usada pode ser o tamanho da unha do dedo mindinho da criança.

  • MOVIMENTOS CIRCULARES – Adotando este método e inclinando a escova em relação ao dente (com um ângulo de 45 graus, aproximadamente), a escovagem torna-se muito mais eficiente.

  • UTILIZE O FIO DENTÁRIO – Para uma limpeza mais eficaz, deverá utilizar o fio dentário para remover excessos de comida acumulados entre os dentes.

  • ELIXIRES – Dependendo da recomendação do seu dentista, poderá utilizar um elixir para completar a higienização da cavidade oral dos mais pequenos. Contudo, opte por fazê-lo apenas quando a probabilidade de este ser engolido for muito reduzida (normalmente, a partir dos 6 anos de idade).

 

"Entre os 2 e os 6 anos de idade, as concentrações de flúor devem rondar os 450 ppm."



Estas são as recomendações para uma boa higiene oral em crianças com idades inferiores a 7 anos de idade. No entanto, para vigiar o estado de Saúde Oral dos mais pequenos corretamente, não se esqueça de procurar informação personalizada para cada criança junto do seu médico dentista.