Regresso às aulas

  • Regresso às aulas

    4 medidas que promovem a Saúde das crianças

    Neste regresso às aulas, ajude os mais pequenos a cuidar de si e a manter-se protegidos. Sem descurar a Saúde Oral.

    Saúde Oral

Notícias

Nesta nova realidade do regresso às aulas, existem algumas práticas que as crianças deverão ser aconselhadas a ter, para que os seus Sorrisos não sofram também com a pandemia.

Conselhos para um regresso às aulas em segurança.

 

Conselhos para um regresso às aulas com Saúde e Segurança:

  1. Beber água mais frequentemente - O uso de máscara é, nesta fase, obrigatório em todas as escolas. E é, sem dúvida, uma medida preventiva extremamente importante no combate ao novo coronavírus. Mas, com o uso prolongado da máscara o que acontece é que, tendencialmente, devido à inconveniência ou ao desconforto de a tirar, as pessoas acabam por beber menos água e ficar mais desidratadas. Para evitar a proliferação de bactérias nocivas em boca, incentive os seus educandos a beber água com frequência e a evitar ter a boca seca.

  2. A escova de dentes não deve ir à escola - Lavar os dentes é fundamental para a nossa Saúde Oral. Mas - se já existiam algumas reticências por parte de muitos dentistas devido à falta de condições nas casas de banho de algumas escolas - hoje em dia, o que é mesmo aconselhado é que os alunos façam a sua higiene oral apenas em casa. Pelo menos uma vez após o pequeno almoço e outra antes de deitar. A escova de dentes poderá tornar-se num veículo de transmissão do vírus, pelo que não deverá sair de casa.

  3. Menos alimentos açucarados e mais frutas e vegetais - Aconselhe os mais novos a proteger a sua Saúde Oral. Uma vez que só poderão lavar os dentes em casa, incentive as crianças a não comer açucares refinados e a não beber refrigerantes enquanto estão na escola. Por outro lado, o consumo de maçãs, pepino e cenoura crua devem ser favorecidos. Além de todos os outros benefícios associados ao consumo de frutas e vegetais,  estes alimentos ajudam a limpar e a proteger os dentes e gengivas. 

  4. Bochechar com água de garrafa após o almoço e lanches - Este é um conselho especialmente para as crianças que ainda não têm capacidade para ter alguns cuidados a usar torneiras e a desinfetar as mãos logo de seguida. Não sendo aconselhável lavar os dentes nas escolas, ensine os seus filhos a bochechar com água após as refeições e snacks. Alguns dos restos alimentares poderão ser removidos com o bochecho. Usar uma garrafa de água própria assegura que as crianças mais pequenas não tocam nas torneiras e levam as mãos à boca, sem as desinfetar primeiro.

Neste regresso às aulas, cuide dos seus. E de si. Não deixe de Sorrir para a Vida.

 

Com o regresso às aulas, são muitas as preocupações que passam pela cabeça dos pais. Muito mais durante o contexto pandémico da COVID-19. A Saúde Oral, com todos os impactos que tem na Saúde geral, não deverá ser esquecida. Procure sensibilizar os mais pequenos para boas práticas, mantendo-os protegidos da transmissão do novo coronavírus e respeitando todas as normas da DGS. Neste ano lectivo, não deixe de, em família, continuar a Sorrir para a Vida!