Manchas brancas nos dentes?

  • Manchas brancas nos dentes?

    Pode ser fluorose dentária. Perceba o problema.

    Fique ainda a conhecer as causas e as soluções de tratamento destas manchas.

    Saúde Oral

Notícias

Tem manchas brancas na superfície dos seus dentes mas não sabe do que se trata? Então, este artigo é para si. Descubra o problema da fluorose dentária. Compreenda as suas causas e saiba como pode livrar-se das manchas provocadas pela fluorose.

 

O que é a fluorose dentária?

Embora não seja uma doença, a fluorose dentária é um problema que afeta a estética do nosso Sorriso. Levando ao aparecimento de linhas ou manchas brancas na superfície dos dentes.

Resulta do consumo excessivo de flúor na infância. Particularmente, durante a fase de formação dos dentes, quando estes se encontram ainda no interior das gengivas. Não sendo um problema que desaparece espontaneamente com a idade.

Muitas vezes, o efeito da fluorose na superfície dentária não chega a ser perceptível. No entanto, em alguns casos, o contraste entre estas manchas brancas e a cor natural dos dentes pode ser muito visível. Deixando-nos constrangidos e afetando o nosso à vontade na comunicação com os outros.

O que é a fluorose dentária?

 

Como podemos evitar o problema?

Uma vez que se desenvolve durante a formação da dentição, a prevenção da fluorose deve acontecer durante e infância. Para isso, basta manter cuidados de higiene oral apropriados a cada fase de desenvolvimento infantil. E ter em atenção as concentrações de flúor presentes nos produtos que os mais pequenos utilizam.

Além disso, é importante a supervisão de adultos durante as rotinas de higiene oral das crianças. Principalmente, durante os primeiros anos. Assim, irá garantir que os mais jovens não utilizam uma quantidade excessiva de pasta de dentes ou elixir. Encontrará todas as informações de que precisa sobre este tema no “Especial Infantil”, preparado para si por dentistas dedicados e vocacionados para a área da Odontopediatria.

Relativamente à suplementação com flúor, é fundamental seguir à risca as orientações dos profissionais de Saúde Oral. É,  por isso, muito importante levar as crianças a visitar o dentista após o aparecimento do primeiro dente de leite, antes do nascimento dos primeiros dentes definitivos.

É ainda fundamental compreender que o flúor não deve ser eliminado da vida das crianças. Este mineral tem um papel muito importante no fortalecimento do esmalte e na proteção contra as cáries dentárias. No entanto, o seu consumo deve limitar-se às quantidades apropriadas para cada faixa etária.

 

Existe solução para as manchas da fluorose?

Felizmente, as pessoas mais afetadas por este problema podem encontrar soluções para devolver a estética ao seu Sorriso.

Dependendo do caso, os tratamentos para a fluorose podem passar por:

  • Microabrasão - É um dos tratamentos mais utilizados para tratar a fluorose. Trata-se de um procedimento muito pouco invasivo e que produz resultados excelentes na eliminação ou diminuição das manchas na superfície dentária. Produz um desgaste mínimo do esmalte, que permite tornar a cor dos dentes mais homogénea. Em alguns casos, este tratamento pode ainda passar por um branqueamento, de forma a aclarar o ou os dentes afetados sem afetar a estrutura dentária.

  • Facetas e Coroas dentárias - Nos casos mais acentuados, o tratamento poderá passar ainda pela aplicação de próteses fixas sobre os dentes naturais. Próteses como as facetas dentárias ou as coroas, que permitem um nível de personalização muito elevado. Permitindo ao Paciente obter resultados mais controlados, totalmente à sua medida.

 

Tenha em atenção que deverá sempre confiar nas soluções apresentadas pelo seu dentista, no que toca à fluorose dentária ou a quaisquer problemas de Saúde Oral.

Aconselhe-se sobre soluções para a fluorose com o seu dentista.

 

Se não visita o seu dentista há muito tempo, ou tem algum problema incomodativo, não adie os seus tratamentos.

Marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. Poderá fazê-lo em qualquer uma das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária. Terá á sua disposição equipas multidisciplinares de dentistas, preparadas para lidar com qualquer problema de Saúde Oral. 

Poderá ainda contar com meios de diagnóstico avançado que lhe permitirão conhecer, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral. Logo na primeira consulta.