Tem de recorrer à Endodontia?

  • Tem de recorrer à Endodontia?

    5 sinais a que deve prestar atenção

    Perceba se poderá estar a precisar de realizar um desvitalização.

    Saúde Oral

Notícias

Infeções avançadas, que já se encontram no interior dos nossos dentes, não desaparecem por si só. Antes pelo contrário: vão continuar a alastrar-se e irão dar origem a problemas muito mais graves. Felizmente, existem tratamentos que podem “matar o problema pela raíz” de forma simples e segura, como os tratamentos de Endodontia - as conhecidas desvitalizações

 

Neste artigo, mostramos-lhe 5 sinais que podem indicar a necessidade de recorrer a estes tratamentos.

Precisa de um tratamento de endodontia?

 

1) Dor de dentes intensa

Um dos sinais mais claros de que pode estar a precisar de um tratamento de Endodontia é a dor.

Quando existe uma infeção já instalada no interior do dente, a dor associada pode variar entre um desconforto persistente até uma dor aguda e lancinante.

Pode sentir uma dor de dentes constante ou intermitente. Mas quando existe dor, normalmente existe a necessidade de desvitalizar um ou mais dentes.

Se sentir desconforto e não procurar tratamento, estará a criar todas as condições para que a infeção continue a alastrar-se. 

 

2) Gengivas e/ou rosto inchado

Outro sinal comummente associado à necessidade de realizar uma desvitalização é a inflamação da zona circundante ao dente infetado.

Nos casos em que as infeções estão avançadas, estando já a afetar a polpa dentária, é normal virem acompanhadas de gengivas inchadas e até de problemas de mau hálito

No entanto, embora seja um sinal que não devemos ignorar, a inflamação dos tecidos pode nem sempre ser visível.

 

3) Sensibilidade no local

Começou a ter problemas de sensibilidade dentária? Sente pressão em alguma zona da sua boca quando come ou até quando faz a sua higiene oral? Isto poderá significar que precisa de recorrer à endodontia.

A sensibilidade dentária é um problema comum que nem sempre é sinónimo de uma infeção. Mas quando é um problema persistente, que não se resolve com o uso de pastas de dentes especializadas ou com flúor, poderá significar que tem um ou mais dentes a necessitar de uma desvitalização.

 

4) Sintomas de gripe

Saúde Oral, é Saúde geral. Uma infeção localizada na cavidade oral pode provocar sintomas que vão para além da boca. 

Ter nódulos linfáticos inchados, febre, calafrios ou uma sensação de desconforto generalizada, pode indicar a necessidade de recorrer a tratamentos endodônticos.

Não tratar uma infeção que já chegou ao interior do dente vai provocar o agravamento de todos estes sintomas e levar a problemas graves como os abcessos dentários, que podem mesmo culminar numa septicemia.

 

5) Historial de cárie

Se tem tendência a desenvolver cáries dentárias ou quaisquer outros problemas de Saúde Oral, o mais provável é que eventualmente precise de desvitalizar um ou mais dentes.

Nestes casos, deve prestar especial atenção aos sintomas listados acima. E contactar o seu dentista assim que começar a sentir desconforto.

 

Precisa de recorrer à Endodontia?

Se não tiver bons hábitos de higiene oral, evitar o dentista a todo o custo ou se simplesmente tiver propensão a desenvolver problemas de Saúde Oral, infelizmente, o mais certo é acabar por vir a precisar de fazer um tratamento de Endodontia ou desvitalização.

E, se esse momento chegar, por muito que a ideia lhe custe, não deve procurar esquivar-se ao tratamento. Fazê-lo pode custar-lhe a sua Saúde Oral e geral.

Endodontia: não evite os tratamentos.

 

Muitas vezes diz-se que não há dor pior do que a dor de dentes. Mas a solução pode estar num tratamento simples.

 

Visite regularmente o seu dentista para despistar quaisquer problemas antes que estes se agravem. E mantenha bons hábitos de higiene oral diariamente.