Desvitalizar dentes
Notícias
Nunca precisou de fazer uma desvitalização? Então, talvez não saiba que desvitalizar dentes é um dos procedimentos mais realizados em clínica atualmente. Utilizado, sobretudo, em situações de cáries em estado avançado, este é um procedimento bastante simples e seguro. E que pode ser realizado em 5 etapas principais, sem provocar dores.
O que é uma desvitalização?
De um modo simples, uma desvitalização dentária é uma limpeza interna do dente. Consiste na remoção de tecidos infetados ou danificados que possam estar a comprometer a Saúde dos restantes dentes e gengivas.
Como os nossos dentes conseguem desempenhar as suas funções sem estes tecidos internos, ao substituí-los por um material de enchimento adequado, é possível evitar extrações desnecessárias e preservar os nossos dentes naturais.
Habitualmente, esta é uma solução aplicada nos caso em que existem cáries muito extensas e certas fraturas que atingem a polpa do dente, originando infeções devido à exposição a bactérias perigosas.

Desvitalizar dentes: em que consiste?
Normalmente, são necessárias duas a três consultas para realizar uma desvitalização dentária. E, apesar de este ser um processo de grande exigência técnica, pode ser entendido em apenas 5 grandes etapas:
1. Avaliação – O processo inicia-se com uma análise completa do caso de cada Paciente. Com recurso a um raio-x e, se necessário, aos chamados testes de vitalidade, o médico dentista poderá avaliar a necessidade de desvitalização. Em caso afirmativo, o raio-x será útil para determinar o comprimento dos canais do dente e começar a planear a intervenção.
2. Abertura do dente – Caso se verifique que existe necessidade de incorrer numa desvitalização, dá-se início ao processo propriamente dito. Para tal, é realizada uma pequena abertura no dente, com o auxílio de uma broca, para que se consiga aceder aos canais no seu interior e, posteriormente, remover o tecido infetado.
3. Limpeza – Uma vez criada a abertura de acesso, os canais são limpos com instrumentos e produtos próprios para o efeito.
4. Preenchimento – De seguida, o espaço que foi limpo é preenchido com um material biocompatível e selado com um cimento adequado para este tipo de tratamentos.
5. Restauração – Terminada a desvitalização propriamente dita, o trabalho apenas é dado por terminado depois de ser realizada a restauração necessária no dente.

Como vimos, desvitalizar dentes é um tratamento bastante comum. É realizado em clínica, com toda a segurança e sem qualquer tipo de dor. Por isso, se este for o melhor tratamento para si, saiba que não existe razão para ter receio.
Ainda assim, se quiser evitar ter de desvitalizar dentes, o melhor é prevenir o aparecimento de cáries. Tenha bons hábitos de higiene oral e visite o seu Médico Dentista regularmente.
Artigo publicado pela primeira vez em junho de 2018 e revisto em fevereiro de 2021.
Venha descobrir toda a informação que selecionámos especialmente para si. Notícias, temas e artigos de todas as áreas da Medicina Dentária.