Cáries: o mito do óleo de coco.

  • Cáries: o mito do óleo de coco.

    Poderá ser um tratamento eficaz?

    É um dos temas mais procurados online no que toca a dicas de Saúde Oral.

    Saúde Oral

Notícias

Vários artigos online apontam o óleo de coco como uma "cura milagrosa" para uma infinidade de problemas. Até para as cáries. Mas será mesmo assim?

 

As propriedades do óleo de coco.

Desde há muito tempo que o óleo de coco é reconhecido pelos seus inúmeros benefícios para a nossa Saúde. Quando integrado numa dieta equilibrada, substituindo outras gorduras menos fáceis de metabolizar, o óleo de coco pode ser um poderoso antioxidante, antifúngico, antibacteriano e pode ter efeitos calmantes sobre a ansiedade. Quando utilizado por via tópica, o óleo de coco pode ainda ser um enorme aliado para a Saúde da nossa pele e cabelo.

No que toca à Saúde Oral, este óleo pode apresentar também alguns benefícios. Isso desde que nos aconselhemos sobre o seu uso com o nosso dentista ou higienista oral e desde que o óleo de coco não substitua os produtos específicos para a higiene oral, como a pasta de dentes e o elixir oral.

O oléo de côco não trata as cáries.

 

Bochechar com óleo de coco trata as cáries?

Respondendo diretamente, não. Não existem evidências científicas que confirmem que o óleo de coco consegue reverter uma lesão de cárie já formada. A recomendação dos profissionais de Saúde Oral e das entidades de Saúde nacionais e internacionais é que o tratamento de cáries tem de passar sempre pela cadeira do dentista.

No entanto, existem, sim, alguns estudos revistos pela comunidade científica que evidenciam alguns benefícios do óleo de coco para a Saúde Oral. Podendo este produto natural ser usado como um complemento às rotinas habituais de higiene oral para evitar a erosão dentária, o desenvolvimento de cáries e a evolução de doenças como a gengivite, graças à sua ação sobre a placa bacteriana.

Contudo, é fundamental retermos a ideia de que bochechar com o óleo de coco não substitui o uso da escova de dentes, da pasta, do fio dentário, nem do elixir. E é necessário compreender que os produtos de higiene oral comuns, desde que usados devidamente e com a frequência recomendada, são, na maioria dos casos, o suficiente para evitar problemas de Saúde Oral. Por fim, por muito benéfico que o óleo de coco possa ser para o organismo, é ainda importante termos a consciência de que este produto também não substitui as visitas semestrais ao dentista para checkup e tratamentos preventivos.

 

Cuidado com o que lê online.

Nos dias que correm, estar muito tempo em casa significa passar muito tempo a tentar encontrar formas de nos distrairmos do contexto que vivemos. O que, por sua vez, significa passar horas na internet em pesquisas intermináveis em sites e blogs de dicas e conselhos para melhorarmos as nossas vidas.

Hoje, estamos mais expostos do que nunca a conteúdos que nem sempre são válidos ou verificados do ponto de vista científico. Arriscando-nos muitas vezes a incorrer em práticas muito perigosas sem termos a noção da gravidade do que estamos a fazer.

Antes de colocar em prática quaisquer tratamentos caseiros ou dicas de Saúde Oral que encontrou online, fale sempre com o seu dentista ou higienista oral.

Confie o tratamento das suas cáries a um dentista.

 

Não deixe de cuidar da Saúde dos seus dentes e gengivas. Saúde Oral é Saúde Geral. E não pode ser adiada.

Marque uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso, numa das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Poderá tratar-se num ambiente clínico seguro, protegido com todas as medidas de segurança necessárias, em linha com as recomendações das entidades de Saúde nacionais e internacionais. Terá à sua disposição uma equipa multidisciplinar de Médicos Dentistas e meios de diagnóstico avançados. Para ficar a conhecer o estado da sua Saúde Oral e o seu Plano de Tratamento logo na primeira consulta.