• Marcação Online calendar
  • Fale com um assistente chat
  • Checkup Online agenda
  • Oferta de avaliação médica gift

A importância dos moldes dentários

  • ESPECIAL LABORATÓRIOS

    Conheça as unidades laboratoriais do Grupo OralMED SAÚDE

    A inovação, os procedimentos e os detalhes que fazem a diferença no dia-a-dia dos tratamentos dentários.

Tópico

A importância dos moldes dentários

O sucesso dos tratamentos dentários depende, em larga medida, da relação de proximidade entre os médicos dentistas e o laboratório que produz as soluções para os Pacientes. Como não existem dois casos iguais, assegurar uma boa comunicação entre as duas partes é essencial para garantir que as soluções estão perfeitamente adaptadas a cada pessoa. Esse processo começa com o envio das impressões recolhidas da boca de cada Paciente, com os moldes dentários.
 

O que é um molde dentário?


O molde dentário é uma técnica utilizada para “gravar” a boca do Paciente e partilhar esse registo com os laboratórios responsáveis pela produção de soluções para os seus tratamentos. Embora este seja um procedimento que requer algum tempo e cuidado por parte do médico e do Paciente, é importante perceber que uma boa impressão intraoral é a base de tudo o que acontece a seguir.
 

Os moldes dentários são o princípio de todos os tratamentos.

 

"Uma boa impressão intraoral é a base de tudo o que acontece a seguir."

 

Dependendo do caso, estes moldes podem ser feitos em vários materiais, como por exemplo o alginato e o silicone.
 

Qual é a importância dos moldes?


A qualidade dos moldes é fundamental para o sucesso dos tratamentos. Se a qualidade das impressões não for a adequada, é muito mais complicado produzir as peças necessárias com o nível de personalização necessário para que sirvam perfeitamente a cada Paciente. De facto, um mau registo pode fazer com que os materiais produzidos não representem a realidade e, por isso, não estejam bem adaptados à pessoa, causando irritação e impedindo a sua função plena.

No laboratório, a transformação dos moldes enviados pelas clínicas em gesso é o que permite analisar os casos convenientemente e planear todos os processos laboratoriais que se seguem. Por isso, é essencial que os registos mostrem todos os dentes, as margens entre si, as gengivas e os restantes tecidos da boca que será tratada. 

Ainda que os moldes sejam enviados para o laboratório, uma má impressão da sua boca não compromete apenas o trabalho laboratorial, mas também todos os procedimentos realizados em clínica. Desse modo, a rapidez e a qualidade dos tratamentos também são afetadas. 

Assim, ainda que o procedimento de recolha destas impressões em clínica possa ser um pouco aborrecido, lembre-se que essa é uma etapa muito importante e que, se for bem feita, permite evitar visitas desnecessárias à clínica, garantindo que volta a Sorrir para a Vida sem problemas nem atrasos desnecessários no seu tratamento.