• Marcação Online calendar
  • Fale com um assistente chat
  • Checkup Online agenda
  • Oferta de avaliação médica gift

Dentes de leite: qual é a sua importância?

  • ESPECIAL INFANTIL

    Tudo o que sempre quis saber sobre a Saúde Oral dos mais pequenos

    Os temas mais importantes e os truques que não pode perder, para um crescimento harmonioso e com dentes saudáveis.

Tópico

Dentes de leite: qual é a sua importância?

Por serem temporários, os dentes de leite são muitas vezes encarados como pouco importantes para a nossa saúde oral no futuro. No entanto, essa ideia não poderia estar mais errada. A primeira dentição pode influenciar o nosso futuro de várias formas e, por isso, deve ser alvo dos mesmos cuidados de higiene que temos com os dentes definitivos. Ora veja:
 

Quais são os benefícios?


A dentição de leite é extremamente importante para o desenvolvimento dos bebés e das crianças. Por isso, o seu carácter temporário não deve implicar, de forma alguma, menos cuidados de higiene. Para além da sua função estética e de contribuírem para a autoestima das crianças, existem 5 outras funções principais deste tipo de dentição:

  • MASTIGAÇÃO ADEQUADA – Evidentemente, a presença de dentes antes do surgimento da dentição permanente é essencial para facilitar a mastigação dos alimentos e permitir uma melhor absorção dos seus nutrientes. Por isso, ajudam na passagem de uma alimentação maioritariamente líquida para sólida.

  • ORIENTAM OS DENTES PERMANENTES – Sendo constituída por 20 dentes temporários, esta dentição tem o papel de manter o espaço na arcada e de orientar os dentes permanentes para as posições corretas, no futuro. Deste modo, os dentes de leite podem ser decisivos para evitar correções com tratamentos ortodônticos, por exemplo.

  • DESENVOLVIMENTO DA FACE – Os dentes de leite desempenham um papel muito importante para o crescimento correto dos ossos e dos músculos da face. De facto, cenários em que os dentes de leite são perdidos mais cedo do que o previsto têm sido associados a desenvolvimentos anormais das articulações, já com os dentes definitivos.

  • DESENVOLVIMENTO DA FALA – A primeira dentição também auxilia bastante no desenvolvimento da fala nos bebés e nas crianças.

  • CRIA BONS HÁBITOS – Para além dos outros fatores, os dentes de leite também são bastante úteis para despertar as crianças para a importância da saúde oral e para as boas práticas de higiene oral.

Os dentes de leite exigem tantos cuidados quanto os permanentes.


Que cuidados deve ter?


Além das funções mencionadas acima, é importante referir que infeções graves em dentes de leite podem influenciar negativamente os dentes permanentes e até a sua erupção. Por isso, apesar de serem dentes temporários, trate-os com o mesmo rigor com que encara os dentes definitivos.

 

"Infeções graves em dentes de leite podem influenciar negativamente os dentes permanentes e até a sua erupção."

 

Marque consultas frequentes para que o seu filho seja acompanhado por profissionais desde o seu primeiro dente de leite. Além disso, não se esqueça de promover hábitos diários saudáveis, ajudando-o a higienizar corretamente a sua boca. 

Se tratar de todas as fases da dentição do seu filho com a atenção e o compromisso necessários, estará a fazer o melhor que pode e, sobretudo, a formar uma geração mais consciente da importância da prevenção oral.