Siso, porque me dóis tanto?

  • Siso, porque me dóis tanto?

    3 razões que podem estar na origem da dor.

    A dor é comum, mas não significa que possa ser ignorada.

    Saúde Oral

Notícias

Um dente do siso não provoca sempre dores. Mas quando provoca… Quase choramos para que o tirem o mais depressa possível. Porque será que um dente do siso consegue ser responsável por tanto sofrimento?

Siso: porque dói tanto?

 

Dente do siso: porque dói tanto?!

Podem não provocar sempre dor. Existindo até pessoas que convivem tão bem com os seus dentes do siso que só se apercebem que estes estão a nascer quando já estão quase totalmente erupcionados. Contudo, estes dentes são mais suscetíveis de provocar sintomatologia dolorosa. 

 

  • Siso mal posicionado: um siso desalinhado e mal posicionado na arcada, pode começar a nascer inclinado. E, dependendo do lado para o qual está a nascer, poderá mesmo começar a fazer compressão no nervo mandibular, provocando dores muito fortes. O dente, pode ainda estar virado para o segundo molar, o dente que lhe é mais próximo, movendo-se quase na horizontal, e começando a provocar a reabsorção da raíz do dente vizinho;

  • Cáries e doenças gengivais: devido à sua posição nas arcadas e por serem os últimos dentes a nascer, não tendo muitas vezes o espaço necessário, um siso pode apresentar muitos problemas ao nível da higienização. Quando começa a nascer, corre um enorme risco de desenvolver cáries e infeções. À medida que vai rasgando a gengiva e continua a erupcionar, essas infeções podem afetar a gengivas, provocando inflamações e dando origem a doenças como a gengivite;

  • Abcessos e quistos silenciosos: a sua posição mais posterior e todos os problemas com a higienização destes dentes pode ainda conduzir ao desenvolvimento de abcessos dentários e até de quistos silenciosos, que podem comprometer a Saúde dos dentes anexos, podendo mesmo provocar a perda de um ou mais dentes vizinhos.

 

O que devemos fazer se tivermos dores por causa de um siso?

A primeira coisa a fazer é ligar ao dentista que nos acompanha. Ainda que seja comum, a sintomatologia de dor associada aos dentes do siso não deve ser ignorada. Principalmente tendo em conta todos os problemas que resultam muitas vezes da erupção destes dentes.

Mesmo que não possa deslocar-se imediatamente à clínica para procurar tratamento, o seu dentista poderá recomendar algum tipo de medicação anti-inflamatória que ajudará a aliviar os sintomas até à sua consulta. No entanto, sentir alívio não pode servir de desculpa para adiar indefinidamente o tratamento: não se esqueça que um siso problemático pode mesmo comprometer a Saúde dos seus dentes vizinhos. E uma solução simples poderá tornar-se muito mais complexa, se deixar a situação arrastar.

Se tem dor associada a um dente do siso, fale com o seu dentista.

 

Se os seus dentes do siso estão a dar-lhe problemas, procure ajuda rapidamente. Marque uma consulta de avaliação médica completa nas clínicas OralMED Medicina Dentária, sem qualquer compromisso. E usufrua de métodos de diagnóstico avançados que permitem à equipa clínica identificar todos os seus problemas logo na primeira consulta. Com o máximo rigor e segurança. Não adie! É mesmo sem compromisso.