Tudo sobre os dentes do siso

  • Tudo sobre os dentes do siso

    Não perca o "juízo" à procura de informações!

    A Dra. Carolina Goulão Pinto, das clínicas OralMED Medicina Dentária, ajuda!

    Saúde Oral

Notícias

Sabe tudo sobre dentes do siso? Satisfaça a sua curiosidade sobre os, por vezes, mal-amados "dentes do juízo" com a ajuda da Dra. Carolina Goulão Pinto, Médica Dentista nas clínicas OralMED.

Os mal-amados dentes do siso.

 

1. Para que serviam os dentes do siso nos nossos antepassados?

Os nossos antepassados tinham uma dieta à base de alimentos mais duros, à base de carnes, que exigiam outras forças mastigatórias. Precisavam de mais dentes para rasgar e triturar os alimentos. Hoje, os dentes do siso podem ser infuncionais, como vimos, mas para os nossos antepassados os dentes do siso desempenhavam um papel importante na mastigação.

 

2. Toda a gente tem dentes do siso? 

Não. O expectável é que tenhamos quatro dentes do siso: dois sisos superiores e dois sisos inferiores. Contudo, e cada vez mais, há pessoas que têm só dois dentes do siso. Outras só têm três. Outras só têm um dente do siso. Ou não têm nenhum. É uma questão evolutiva. Está provado que cada vez menos precisamos destes dentes e, com o tempo, a falta de uso faz com que nem todos tenhamos os dentes do siso.

 

3. E é possível ter mais do que quatro dentes do siso?

Sim, é possível. São dentes supranumerários, dentes do siso extra. Se houver indicação clínica e radiográfica, se esses dentes não estiverem corretamente posicionados na arcada ou se estiverem a comprometer a mastigação, iremos extraí-los. Se não estiverem a provocar qualquer tipo de problema, vamos apenas vigiá-los em consultas semestrais.

Siso - Dra. Carolina Pinto
Dra. Carolina Goulão Pinto, Médica Dentista nas clínicas OralMED Medicina Dentária.

 

 

4. Quando temos dentes do siso, já nascemos com eles ou vão-se desenvolvendo ao longo do tempo?

Os dentes do siso, tal como todos os outros dentes da arcada, nascem em gérmen dentário e, evolutivamente, vão-se formando e vão erupcionando. É possível, ainda em crianças, na dentição mista, por exemplo, conseguirmos ver numa radiografia a existência ou não dos dentes do siso. E avisar os Pacientes dessa situação. 

 


Como se classificam os dentes do siso?

Dizemos erupcionado de todos os dentes que nasceram totalmente, ficando apenas a raiz no interior do osso. Os semi-inclusos são os dentes que apenas nascem parcialmente, ficando uma parte no interior do osso ou da gengiva. Os inclusos são os dentes que estão totalmente no interior da gengiva ou do osso.


 

5. E os dentes do siso nascem sempre? 

Nem sempre. Temos três situações: ou os dentes do siso erupcionam na totalidade; ou ficam semi-inclusos, o que significa que há uma porção do dente do siso que fica no interior do osso; ou, por sua vez, não erupcionam, ficam completamente inclusos, e podem ficar ao longo da vida no interior do maxilar.

 

6. Porque é que também são conhecidos como “dentes do juízo”?

De fato, são assim apelidados porque regra geral a faixa etária mais comum em que os dentes do siso começam a erupcionar é entre os 18 e os 25 anos. Que é quando entramos na fase de transição para a idade adulta. São as idades associadas ao amadurecimento e a uma maior intelectualidade. 

 

"É possível ter mais dentes do siso do que o normal. E também é possível ter menos. Existem até pessoas que não têm dentes do siso."

Dentes do Siso - dor
A dor é algo que associamos a estes dentes. Mas nem todas as pessoas sentem desconforto por causa dos sisos.

 

 

7. Os dentes do siso provocam sempre dor quando nascem?

Podem não provocar sempre dor. Contudo, os dentes do siso são suscetíveis de provocar sintomatologia dolorosa. Isto acontece, primeiramente, porque, estando localizados numa zona muito posterior da arcada, por si só, são dentes difíceis de higienizar. Acabando por tornar-se mais suscetíveis a algum tipo de lesão. O próprio posicionamento pode estar ligado a algum tipo de patologia quística. Todos estes fatores acabam por provocar dor eventualmente. Daí muitas vezes tentarmos antecipar estes problemas, acabando por extraí-los com frequência.

 


Sabia que...? Por serem difíceis de higienizar e, principalmente, se estiverem mal posicionados na arcada, ou se forem semi-inclusos, os dentes do siso podem provocar muitos problemas. Desde cáries dentárias, gengivas inchadas, à gengivite e periodontite, até mesmo aos abcessos e quistos silenciosos, um dente do siso que não erupcione nas melhores condições pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Por isso é tão importante ouvir as recomendações do seu dentista sobre estes dentes.


 

8. Os dentes do siso contêm células estaminais? E é possível extraí-las?

É verdade, sim. Sendo os últimos dentes a surgir, também têm uma zona de fácil acesso à polpa dentária. Portanto têm essas células pluripotenciais, que contêm essas células estaminais, e que podem ser extraídas e usadas para tratamentos no futuro.

Contacte o seu dentista se os seus dentes do siso estiverem a dar-lhe problemas.

 

Se tem dores na zona dos seus dentes do siso, se estranhar o facto de eles nunca terem nascido, ou se os tiver, mas só tiverem nascido parcialmente, fale com um dentista. Marque uma consulta de avaliação médica nas clínicas OralMED Medicina Dentária e obtenha um diagnóstico detalhado do seu caso. Terá acesso a meios de diagnóstico avançados e a uma equipa multidisciplinar de Médicos Dentistas logo na primeira consulta. Sem qualquer compromisso para si.