Dores de dentes em viagem

  • Dores de dentes em viagem

    Saiba o que fazer quando não tem o seu dentista por perto.

    Alivie as dores mas não deixe de procurar ajuda profissional assim que possível.

    Saúde Oral

Notícias

Ter dores de dentes pode ser algo comum. Mas não podemos considerar que seja normal ou inofensivo. Isto porque todas as dores de dentes têm uma causa subjacente que tem de ser tratada. Se estiver longe do seu dentista e tiver de aguardar um pouco até à sua consulta, saiba o que deve fazer para aliviar as dores de dentes.

Causas das dores de dentes

Uma dor de dentes pode ser causada por vários motivos. E nenhum deles deve ser ignorado. Pode ter uma cárie num estado avançado ou um dente fraturado. Pode ter um abcesso nas gengivas ou na raíz de um dente. Ou até pode ter dores devido a uma sinusite ou uma rinite alérgica, que podem afetar alguns nervos junto dos maxilares. Em todos os casos, a única forma de descobrir qual o motivo do seu desconforto e acabar de vez com ele é recorrendo a ajuda profissional.

Dores de dentes: alivie o problema
Alivie o problema mas não deixe de tratar a causa.
 

O que fazer se estiver longe do dentista

Pode acontecer que, em determinadas circunstâncias, não consiga ter acesso imediato ao seu dentista. Nestes casos, existem algumas coisas que pode fazer para aliviar as dores até à sua consulta:

Beba um chá de propólis

A propólis é uma planta muito conhecida pelas suas qualidades medicinais. Existindo vários estudos que confirmam a sua poderosa ação anti-inflamatória e anti-bacteriana. E não se verificando atualmente contraindicações à sua utilização. Se tiver dores de dentes, experimente preparar um chá com esta erva.

Use cravo da Índia

O sabor pode ser muito intenso, mas o cravo da Índia também pode ser um poderoso aliado do seu bem-estar. Tudo graças às suas propriedades analgésicas. Pode mascar, tomar em forma de chá ou mesmo aplicar o óleo desta planta na zona afetada pela dor. Mas sempre com o cuidado de bochechar e retirar bem a substância da sua boca ao fim de poucos minutos, para evitar possíveis reações dos tecidos.

Faça a medicação prescrita pelo seu Médico assistente

Se tem problemas relacionados com a sinusite ou com alergias, tome sempre a sua medicação de acordo com a recomendação do seu Médico assistente. Se tiver terapias de SOS para fazer durante as crises, faça-a conforme prescrito. As dores de dentes podem resultar de doenças que nem sempre têm origem na boca, mas que podem afetar a Saúde Oral. Podendo causar sintomas como pressão maxilar e dores de cabeça e pescoço. Sempre que tiver alguma dúvida, fale com o seu Médico assistente. E não deixe de consultar o seu dentista.

Dores de dentes podem ser provocadas por vários problemas.
Crises de sinusite ou de alergias podem provocar sintomas como dores de dentes e maxilares.
 

Prevenir é o melhor remédio

A melhor forma de garantir que não tem dores de dentes em viagens é evitando as suas causas. Se sofre de problemas de Saúde crónicos, certifique-se de que tem as suas consultas de controlo em dia e que segue à risca as terapias recomendadas. Não se esqueça de levar sempre consigo tudo o que precisa para situações de SOS. Tenha cuidados com a sua higiene oral e visite o seu Médico Dentista regularmente. E já sabe, mesmo que consiga aliviar as dores sozinho, não deixe de consultar o seu dentista assim que possível.