5 mitos sobre cáries...

  • 5 mitos sobre cáries...

    ... que precisa mesmo de esclarecer!

    O saber não ocupa lugar. E pode salvá-lo das cáries.

    Saúde Oral

Notícias

Sente que tem todos os cuidados necessários e que ainda assim, de vez em quando, lá lhe aparece uma cárie? No que há Saúde Oral diz respeito, é fácil cair em más práticas sem darmos conta. O que pode ser muito frustrante. Para evitar surpresas desagradáveis, esclarecemos os 5 mitos mais comuns sobre cáries dentárias.

Os amidos dos alimentos também contribuem para as cáries.

 

1) “Só os alimentos açucarados é que provocam cáries.”

Não são só os alimentos com açúcares adicionados que contêm açúcar. Por isso é que o seu dentista recomenda que lave os dentes após as refeições e não apenas “após comer doces ou beber refrigerantes”.

Além disso, os amidos presentes em alimentos como o pão e as massas também são estimulantes das bactérias responsáveis pelas cáries.

 

2) “Comer frequentemente aumenta a produção de saliva e, consequentemente, diminui as cáries.”

É verdade que a saliva é um dos melhores protectores naturais da nossa Saúde Oral. E é também verdade que a mastigação estimula a produção de saliva. Mas a introdução constante de açúcares e amidos na boca estimula a atividade das bactérias responsáveis pelas cáries.

Não desista dos snacks, mas opte por opções mais saudáveis como maçãs, cenoura ou pepino.

As cáries só provocam dor em estádios avançados.

 

3) “Se tiver cáries, vou senti-las.”

Desengane-se. Se sentir as suas cáries, provavelmente já estarão num estado avançado. E irá necessitar de um tratamento mais extenso do que precisaria se tivesse despistado o problema mais cedo.

Quando uma cárie se está a formar, não existem sintomas associados. Por isso é que é tão importante visitar o dentista regularmente e não faltar às consultas de destartarização e higienização.

 

4) “As cáries nos dentes de leite são inofensivas.”

Infelizmente, não. Uma infeção num dente de leite pode agravar-se e provocar problemas que se estendem às gengivas e à dentição definitiva. 

É necessário proteger a dentição de leite, tal como protegemos a dentição definitiva. Para evitar problemas, devemos sempre seguir os conselhos do nosso dentista sobre os cuidados de Saúde Oral dos nossos filhos.

Para evitar cáries, o ideal é aguardar 30 minutos antes de lavar os dentes a seguir às refeições.

 

5) “Lavar os dentes imediatamente a seguir a comer é a melhor forma de prevenir as cáries.”

É um mito muito comum. Mas é apenas um mito. Depois de comer devemos aguardar 30 minutos antes de lavarmos os dentes. Isto porque é necessário dar tempo à saliva para regular o pH da nossa boca, que foi alterado pelos alimentos e bebidas que consumimos.

Após 30 minutos, podemos, e devemos, colocar a escova de dentes, a pasta e o fio dentário em ação.

 

Ninguém gosta de visitar o dentista e descobrir que tem uma cárie. E, embora seja um tema muito falado, enquanto umas pessoas ouvem a notícia e entendem que poderiam ter sido mais cuidadosas. Outras tantas há que acreditam ter feito todos os possíveis para evitar as cáries. Ficando em choque ao não entender o porquê do problema ter surgido.  

A melhor forma de evitar cáries é através das rotinas de higiene oral diárias. Mas tem de garantir que tem os cuidados mais adequados. Oiça os conselhos do seu dentista e não evite incorrer em más práticas.

Evite as cáries. Oiça o seu dentista.

 

Se não visita o dentista há muito tempo, aproveite para marcar uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. Poderá fazê-lo em qualquer uma das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país.

Poderá contar com o cuidado de equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas, preparadas para o receber em total segurança. E terá acesso a meios de diagnóstico avançado, para ficar a conhecer o estado da sua Saúde Oral, logo na primeira consulta.