Dentes de leite: arrancar ou não?

  • Dentes de leite: arrancar ou não?

    A pergunta de muitos encarregados de educação.

    Entenda o que deve fazer na fase de transição da dentição dos mais novos.

    Saúde Oral

Notícias

Para quem cuida de crianças pequenas, principalmente, com idades entre os cinco e os 11 anos, há uma dúvida que parece persistir no tempo: deve-se ou não ajudar os mais novos a perder os dentes de leite?

Dos dentes de leite aos definitivos.

 

Da dentição decídua à permanente.

A dentição decídua é a nossa primeira dentição. É formada por 20 dentes, os conhecidos dentes de leite. Entre os cinco e os seis anos de idade, é normal começarmos a perder estes dentes para dar lugar à dentição permanente ou definitiva, que será formada por 32 dentes.

Quando um dente de leite começa a abanar, significa que logo abaixo deste se encontra um dente permanente a erupcionar aos poucos. À medida que o dente definitivo vai nascendo, vai provocando a reabsorção da raíz do dente de leite, fazendo com que este último, eventualmente, acabe por cair.

Este processo acontece para todos os dentes e acontece geralmente ao longo de seis anos na vida das crianças.

 

Arrancar dentes de leite, sim ou não?

Perder os primeiros dentes pode ser uma experiência traumática para algumas crianças, pelo que os pais e encarregados de educação devem ir acompanhando a evolução da situação e participar no processo desde o início. 

Quem cuida de crianças deve procurar tornar este processo numa experiência positiva, seja através da mítica fada dos dentes, seja através de qualquer outra estratégia pedagógica. Contudo, isto não significa que se possa munir de linha ou cordel ao primeiro sinal de um dente a abanar.

Se um dente de leite não apresentar mobilidade, não abanar, não se deve fazer qualquer esforço em casa para que este se solte da gengiva. Deve-se aguardar que a biologia siga o seu rumo. 

Quando um dente de leite abana, os pais poderão dar uma ajuda, desde que tenham os maiores cuidados de higiene: idealmente, não devem tocar diretamente na cavidade bucal dos filhos. Com uma compressa, é possível facilitar a queda de um dente de leite, pressionando levemente o dente junto à linha da gengiva. Não se deve, no entanto, tentar puxar ou arrancar um dente de leite à força. Poderá provocar traumas e infeções nas gengivas dos mais pequenos. Portanto, aquelas dicas sobre amarrar dentes com linha a puxadores de portas são para deixar totalmente de lado.

Se aos 12 anos a criança ainda tiver dentes de leite em boca, deverá contactar o dentista.

Se tiver dúvidas sobre dentes de leite, fale com o seu dentista.

 

Nunca levou o seu filho ao dentista? Não espere pela dentição definitiva. Os dentes de leite também necessitam de cuidados. E é nesta fase que se podem evitar muitos problemas futuros.

Marque uma consulta de avaliação médica completa numa das 50 clínicas OralMED Medicina Dentária, sem qualquer compromisso. Encontrará equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas preparadas para ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas. E a cuidar da Saúde Oral dos mais novos, desde o primeiro momento.