O fim do mau hálito

  • O fim do mau hálito

    5 dicas para acabar com a halitose

    Além dos cuidados de higiene oral, há coisas que pode fazer para eliminar os maus cheiros.

    Saúde Oral

Notícias

Com o uso generalizado de máscaras de proteção, cada vez mais pessoas se queixam de problemas de mau hálito. Um problema que vem muitas vezes acompanhado por um sabor muito desagradável, e que nos deixa enjoados ao inspirarmos com a máscara colocada. Mas há soluções para este problema. Aproveite estas 5 dicas para manter a sua boca livre de maus cheiros. Nunca esquecendo os bons hábitos de higiene oral!

 

"Mais importante do que experimentar qualquer dica, é descobrir as causas para o seu mau hálito."

 

1. Hidratação, hidratação, hidratação!

O mau hálito pode ter muitas causas. E para cada uma existe uma solução diferente. No que toca a manter as bactérias existentes na nossa boca sob controlo, beber água é sem dúvida uma das práticas mais eficazes. Isto porque a saliva tem um papel fundamental na proteção dos nossos dentes. Com o uso prolongando da máscara, tendemos a beber menos água. Ficamos desidratados mais facilmente, com a boca seca. Transformando-se no meio ideal para o desenvolvimento de bactérias nocivas.

Mau hálito: deixe de fumar.

 

2. Tem mau hálito? Deixe de fumar.

Não há mesmo como contornar esta questão. Além de todos os outros problemas de Saúde que podem provocar, os hábitos tabágicos são uma das principais causas do mau hálito. E a única forma de se livrar do problema é mesmo libertando-se deste vício. O fumo do tabaco contém muitas substâncias nocivas que além de provocarem alterações nos tecidos da sua boca, provocam boca seca. O que, como vimos anteriormente, irá provocar a halitose.

 

3. Quando lavar os dentes, lave também a língua.

A língua é uma parte da nossa boca que nem sempre recebe os cuidados de que precisa. E é precisamente uma das zonas que mais bactérias acumula diariamente. Evite o mau hálito lavando a língua durante a sua rotina de higiene oral. Hoje em dia, a maioria das escovas de dentes já vêm preparadas para ajudar na limpeza da língua: possuem rugosidades de silicone na parte detrás que servem para raspar a língua após escovar os dentes.

Mau hálito: beba chá de hortelã

 

4. Faça um chá de hortelã.

O cheirinho refrescante da hortelã é algo que gostamos de sentir no nosso hálito. Tanto que muitas pastas de dentes contêm este ingrediente natural. Mas sabia que não é apenas o cheiro da hortelã que ajuda no combate da halitose? Esta planta contém propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. Para evitar o mau hálito, prepare um chá de hortelã e vá bebendo ao longo do dia. Vai ver que ficará com a sensação de uma boca muito mais fresca!

 

5. Coma mais frutas e vegetais.

Mais maçãs, mais pepino e mais cenoura crua. Lave, descasque e prepare snacks com estes alimentos para reduzir a acumulação de bactérias nos seus dentes e gengivas. Para além de todos os benefícios que acompanham o consumo de frutas e vegetais, os nutricionistas apontam estes alimentos como excelentes aliados de um hálito mais fresco e de uma boca mais Saudável. 

Mau hálito: descubra e trate as causas.

 

Mais importante do que experimentar qualquer dica, é descobrir as causas para o seu mau hálito. A halitose pode ser um sinal de que algo não está bem com a nossa Saúde Oral. Ou mesmo com a nossa Saúde geral. Elimine o cheiro, mas não deixe de tratar a causa. Garanta que os seus hábitos de higiene oral são adequados às suas necessidades e não deixe de visitar o seu dentista para avaliar o problema. Principalmente se o mau hálito for uma complicação constante na sua vida.

Marque uma consulta de avaliação, sem qualquer compromisso, numa das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Aceda a equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas e a meios de diagnóstico avançados. E descubra, logo na primeira consulta, os motivos que estão por detrás do seu mau hálito.