COVID-19: vacinas têm efeitos na Saúde Oral?

  • COVID-19: vacinas têm efeitos na Saúde Oral?

    Um estudo científico indica que sim…

    Se recebeu vacinas de mRNA, leia atentamente este artigo.

    Saúde Oral

Notícias

Depois de dois anos profundamente marcados pela pandemia, podemos todos afirmar que estamos fartos de ouvir falar na COVID-19. Mas, por muito que queiramos enfiar a cabeça na areia, a verdade é que ainda existe muito para aprender sobre o tema. Não só sobre o vírus, como sobre a vacinação. E os seus efeitos na Saúde Oral.

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Ciências da Saúde de Hokkaido, no Japão, demonstrou que as vacinas de mRNA contra a infeção provocada pelo SARS-CoV-2 têm impactos positivos na Saúde Oral. Como? Leia abaixo.

 

Recebeu vacina de mRNA? São boas notícias para o seu Sorriso!

A boca é uma das principais entradas do nosso organismo. E a mais crítica quando falamos de infeções respiratórias. No caso específico da COVID-19, vários estudos e relatórios médicos demonstraram que a doença afeta o microbioma oral. E que as altas concentrações do vírus na saliva estavam associadas a casos mais graves da doença. Demonstrando que existe uma correlação entre a COVID-19 e a Saúde Oral.

Agora, uma equipa japonesa de investigadores, tentou descobrir se as vacinas de mRNA também provocavam alterações ao microbioma oral. E concluíram não só que sim, como demonstraram que as alterações são benéficas para a Saúde Oral como um todo.

Efeito da vacina de mRNA contra covid-19 na saude oral.

 

O que acontece à Saúde Oral depois de recebermos as vacinas de mRNA?

O estudo publicado pelo Biomed Center (BMC) juntou 40 participantes que viriam a receber a vacina da Pfizer. Foram recolhidas amostras de saliva em três momentos diferentes: antes dos participantes receberem a primeira dose da vacina, depois de receberem a primeira dose e após a segunda dose.

De seguida, os investigadores isolaram e analisaram o genoma presente nas amostras de saliva, realizando testes de PCR e tecnologia de sequenciamento de ADN de última geração. Foi ainda contabilizada a diversidade microbiana e analisadas as alterações na sua atividade.

Os investigadores concluíram que após a conclusão da vacinação, a diversidade microbiana da saliva aumentou enquanto os bacteroides, responsáveis por várias “infeções oportunistas”, diminuíram. Após a vacinação, verificou-se a proliferação de algumas bactérias benéficas para a Saúde Oral, que contribuem para o equilíbrio do microbioma oral e do pH da saliva.

Ainda que o estude apresente algumas limitações que podem afetar os resultados, aparentemente, as vacinas de mRNA podem, de facto, ter um impacto positivo na Saúde Oral.

Sisite o seu dentista e mantenha a sua saude oral.

 

“Recebi a vacina. Já não preciso de visitar o dentista?”

Nada disso! Ainda que os dados científicos pareçam apontar para os efeitos positivos da vacina sobre a boca, as visitas regulares ao dentista e as rotinas de higiene oral são algo que nunca deve dispensar, se quiser preservar a Saúde dos seus dentes e gengivas.

Se já não visita um dentista há muito tempo e gostaria de ficar a conhecer, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral, aproveite para marcar uma consulta de avaliação médica completa, sem qualquer compromisso. Poderá fazê-lo em qualquer uma das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Terá acesso a meios de diagnóstico avançado e a equipas multidisciplinares de Médicos Dentistas. 

Para que o seu caso específico tenha as respostas de que realmente precisa. E para que continue, sempre, a Sorrir para a Vida!