A ansiedade é um obstáculo?

  • A ansiedade é um obstáculo?

    6 dicas para quem sofre de medo do dentista

    Ponha em prática estes conselhos e derrube as barreiras que impedem o acesso à sua Saúde Oral.

    Saúde Oral

Notícias

Embora, hoje em dia, já não existam motivos para isso, para muitas pessoas, o medo do dentista ainda é algo paralisante. Fazendo com que adiem as suas consultas e tratamentos indefinidamente. O que pode ter consequências devastadoras para a sua Saúde Oral e Geral.

Para que não evite as suas consultas preparámos para si seis dicas, que vão ajudar a tornar as suas visitas ao dentista num momento mais tranquilo.

 

1) Fale sobre o que está a sentir

Fale sobre o seu medo do dentista.

 

Seja com amigos, familiares ou com um profissional de Saúde Mental, fale sobre os seus sentimentos em relação às consultas no dentista. 

Se se sente vulnerável e a ansiedade está a bloquear os seus tratamentos, falar com alguém sobre o que está a sentir pode ajudar a processar e a racionalizar alguns dos seus receios.

Os dentistas existem para nos ajudar a recuperar e a manter a nossa Saúde Oral, que é indissociável da nossa Saúde Geral. 

Falar sobre os nossos medos pode ajudar a acalmá-los e a começar a dar os primeiros passos na direção da nossa recuperação.

 

2) Oiça música relaxante

Oiça música no dentista.

 

A ansiedade provocada pelas consultas de Medicina Dentária é mais comum do que imagina. O seu dentista não vai levar a mal se quiser colocar auscultadores para ouvir as suas músicas preferidas enquanto realiza os seus tratamentos.

Explique os seus receios no inicio da consulta e abstraia-se do que está à sua volta viajando pelas paisagens sonoras que mais o tranquilizam.

 

3) Combine sinais com o seu dentista

Combine sinais com o seu dentista.

 

O facto de não conseguirmos falar durante os tratamentos pode ser assustador. Principalmente, quando temos a expectativa de que vamos sentir dor ou desconforto e não vamos ser capazes de comunicar com o nosso dentista. Mas não existem motivos para preocupação.

Em primeiro lugar, porque a Medicina Dentária evoluiu muito nas últimas décadas. O controlo da dor é algo que faz parte dos tratamentos. Um dentista qualificado e dedicado aos seus Pacientes terá todos os cuidados para minimizar ao máximo o seu desconforto. 

Além disso, pode combinar alguns sinais antecipadamente com o seu dentista, que lhe permitirão comunicar com as mãos o que está a sentir, dando-lhe indicações para parar se necessário. Isso irá fazer com que sinta maior tranquilidade e um maior controlo sobre a consulta.

 

4) Foque-se na sua respiração

Enquanto está no dentista, foque-se na sua respiração.

 

Em situações de stress, muitas pessoas acabam por suster a respiração sem se aperceberem. O que acaba por aumentar ainda mais o nervosismo, devido à diminuição da quantidade de oxigénio que chega ao cérebro.

Inspire durante três segundos. Expire durante seis segundos. Procure respirar “para a barriga” e foque-se nesse movimento, como se estivesse a encher e a vazar um balão. Este exercício vai garantir a oxigenação ideal do organismo e fazer com que retire o foco das causas da sua ansiedade, ajudando a reduzi-la.

 

5) Faça perguntas sobre os procedimentos

Faça perguntas ao seu dentista.

 

Informação é poder. E este poder é a segurança de que precisa para recuperar a sua Saúde Oral. O seu dentista terá todo o gosto em esclarecer todas as suas dúvidas antes de começar os tratamentos. 

Peça para saber detalhes sobre todos os passos que serão dados, pergunte como será feito o controlo da dor, e tire todas as suas dúvidas. Aproveite para matar a sua curiosidade sobre as cáries, implantes dentários, aparelhos, branqueamentos, desvitalizações, invisalign, dentes do siso, ou quaisquer temas que lhe suscitem dúvidas. Os profissionais de Saúde Oral vão ajudar a que encontre todas as respostas de que precisa.

Se tiver todos os dados do seu lado, uma situação que há partida parecia assustadora, vai parecer muito mais simples e fácil de ultrapassar.

 

6) Recompense-se pelo esforço

Desfrute do seu tempo depois do dentista!

 

Quando se tem medo ou pânico do dentista, só o facto de nos sentarmos na cadeira no consultório já requer esforço. E a expectativa desse esforço é suficiente para querermos adiar consultas ou tratamentos.

Para evitar que isso aconteça, pense numa coisa que lhe dê gosto fazer e planeie fazê-la a seguir à consulta. Vai ver que ficará de bom humor no dia dos tratamentos. E isso fará com que toda a experiência seja mais positiva.

 

 

Pela sua Saúde Oral e pelo bem de todo o seu organismo, não adie as suas visitas ao dentista. Encontre profissionais de Saúde Oral com quem se identifique e que lhe transmitam segurança. E continue sempre a Sorrir para a Vida!