Língua "COVID".

  • Língua "COVID".

    Saúde Oral pode ser afetada pela COVID-19?

    Marcas na língua, o aumento de casos de herpes e candidíase oral, entre outros problemas de Saúde Oral, poderão estar associados à infeção pelo novo coronavírus.

    Saúde Oral

Notícias

Especialistas epidemiológicos no Reino Unido e na Alemanha têm advertido as entidades de Saúde para a emergência de patologias e sintomas orais em Pacientes com COVID-19. Sintomas que não são ainda reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Dr. Tim Spector, professor de Epidemiologia Genética na King’s College, em Londres, tem alertado para um problema específico que parece ser relativamente comum entre os casos que tem analisado: a língua geográfica. 

Em janeiro deste ano, o Dr. Spector publicou no seu Twitter que estava a acompanhar um número crescente de doentes com “úlceras estranhas” na língua e outros locais da boca. Lesões que aparentemente parecem estar a ser despoletadas em doentes com COVID-19.

Língua geográfica: o que é?

 

O que é a língua geográfica? 

A língua geográfica, também chamada de glossite migratória benigna ou eritema migratório, é uma alteração que acontece na cavidade oral e que provoca o desenvolvimento de manchas avermelhadas na língua

Normalmente, é um problema que não persiste no tempo e que não provoca dores

Pode surgir devido a causas genéticas, alterações hormonais ou devido a alguns distúrbios imunitários, entre outros motivos. 

Quando a língua geográfica está associada a sintomas de desconforto ou a constrangimentos para o Paciente, pode ser tratada com a ajuda de um dentista.

Devido a associação que é feita atualmente entre este problema e a COVID-19, cada vez mais pessoas se referem a esta manifestação como língua "COVID".

 

Então, a COVID-19 afeta a nossa Saúde Oral?

Relatos de especialistas à escala internacional parecem indicar que a doença pode manifestar-se também na nossa boca. Mas, como vimos anteriormente, ainda não é algo reconhecido oficialmente pelas entidades de Saúde públicas.

No que toca a sintomas orais, a OMS apenas destaca na lista de sintomas menos frequentes a ausência de paladar.

No entanto, têm surgido estudos em todo o mundo que apontam para uma possibilidade cada vez mais sólida de a COVID-19 afetar também a Saúde Oral dos doentes.

Investigadores no Irão verificaram a existência de patologias e sintomas orais em 170 doentes COVID. Os problemas variavam entre a xerostomia, alterações no palato e casos de candidíase oral, entre os mais comuns, e alterações na língua, aftas, úlceras dolorosas e infeções por herpes simplex, entre os problemas menos frequentes.

Em Espanha, um estudo transversal levado a cabo por dermatologistas, concluiu que um quarto dos doentes COVID analisados desenvolveram problemas de Saúde Oral.

 

Porque é importante estarmos atentos à nossa Saúde Oral?

A Saúde Oral não se desassocia da Saúde Geral. Problemas em boca podem refletir problemas ativos noutras partes do organismo. E têm influência em doenças crónicas e problemas de Saúde não relacionados com a cavidade bucal.

Em caso de doença ou verificando-se o aparecimento de um sintoma estranho, o fundamental é procurar ajuda especializada para que possamos descobrir a verdadeira origem dos problemas e atuar diretamente sobre a causa. 

Língua geográfica: aconselhe-se com o seu dentista.

 

Esteja atento à sua Saúde Oral. Se não visita o seu dentista há muito tempo e existem questões que o estão a preocupar, marque uma consulta de avaliação médica completa, sem compromisso, numa das 60 clínicas OralMED Medicina Dentária.

Será recebido, em segurança, por uma equipa multidisciplinar de Médicos Dentistas. E terá acesso a meios de diagnóstico avançados, logo na primeira consulta. Para que fique a conhecer, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral.