Crescer com dentes fortes

  • Crescer com dentes fortes

    Pérolas de sabedoria da Saúde Oral Infantil

    Ponha em prática os conselhos que preparámos para si e permita que os seus filhos colham os benefícios no futuro.

    Saúde Oral

Notícias

Garantir que as suas crianças crescem saudáveis é o desejo de qualquer pai e/ou encarregado de educação cuidadoso. E isso também passa por garantir a Saúde dos dentes e gengivas dos mais pequenos.

Porque as crianças que aprendem bons hábitos hoje serão adultos mais responsáveis no futuro, preparámos para si sete pérolas de sabedoria sobre a Saúde Oral Infantil. Para ajudá-los a por em prática e para levarem ao longo da vida.

Os dentes de leite devem receber tantos cuidados quanto os definitivos.

 

Proteger os dentes de leite

Ainda que sejam provisórios, os dentes de leite devem ser mantidos com tantos cuidados quanto os dentes definitivos.

Isto porque doenças como as cáries dentárias podem ter impacto nos dentes definitivos, que estão a desenvolver-se logo abaixo da linha da gengiva. O que faz com que a segunda dentição possa nascer já com algumas doenças que podem necessitar de tratamentos complexos para serem curadas com sucesso.

 

Evitar deixá-los ir dormir sem fazer a higiene oral

É fundamental fazer a higiene oral a seguir às principais refeições. Mas a limpeza dentária e interdentária mais importante do dia é a que acontece antes de irmos dormir.

Durante a noite, a boca fica mais seca, tornando-se no ambiente ideal para a proliferação de bactérias. Sem a ajuda da saliva, se os dentes e as gengivas estiverem cobertos de açúcares e amidos durante o período noturno, haverá uma maior propensão para o desenvolvimento de problemas de Saúde Oral.

 

Reforçar importância das rotinas de Saúde Oral

As bases sobre as rotinas de higiene oral, como a frequência da escovagem, a quantidade de pasta necessária e o uso de produtos como o fio dentário e o elixir oral, devem começar a ser incutidas logo na infância.

Mesmo quando são bebés, leve os seus filhos para assistir às suas rotinas de higiene oral e às suas consultas de Medicina Dentária (sempre que possível e for seguro para os pais e para os filhos). Dar o exemplo é a melhor forma de ensinar boas práticas às crianças, garantindo que as interiorizam e levam consigo para o futuro.

 

Optar por pastas de dentes com flúor nas concentrações indicadas

O flúor é um mineral extremamente importante na prevenção das cáries dentárias. Mas isto não significa que todos os produtos com flúor possam ser utilizados de forma indiscriminada. 

Antes de comprar estes produtos, leia com atenção os rótulos e garanta que escolhe uma pasta de dentes com as concentrações de flúor adequadas a cada faixa etária:

  • entre os 2 e os 6 anos, a concentração recomendada é de 450 ppm;

  • entre os 6 e os 10 anos, a indicação ronda os 800 ou 850 ppm;

  • a partir dos 10 anos, é aconselhada uma concentração de 1250 ppm.

 

Limpar as gengivas dos bebés depois do biberão

Independentemente da idade das crianças, é fundamental eliminar os resíduos alimentares que ficam depositados na cavidade oral para evitar problemas. Mesmo que ainda não tenha nascido o primeiro dente e que a alimentação ainda seja feita apenas à base de leite.

Para isso, devem ser utilizadas diariamente gazes esterilizadas humedecidas com um pouco de água ou de soro fisiológico para limpar suavemente as gengivas dos bebés. Depois de nascer o primeiro dente, e até aos 24 meses, poderão ser utilizadas dedeiras de higiene oral específicas para crianças. Estes produtos podem ser adquiridos em farmácias, para-farmácias e em lojas especializadas em puericultura.

 

Agendar a primeira consulta no dentista com o nascimento do 1º dente

É essencial começar a fazer a higiene oral desde cedo. Mas é também da máxima importância não deixar de parte as consultas de rotina no dentista para tratamentos e cuidados preventivos. 

A melhor altura para marcar a primeira consulta no dentista é com o nascimento do primeiro dente de leite. Além da componente preventiva destas consultas, estes momentos são também importantes para estimular hábitos saudáveis. Ajudando os mais pequenos a compreender a importância da Saúde Oral e a perceber que não existem motivos para terem medo do dentista.

 

Substituir snacks e bebidas açucaradas por alternativas mais saudáveis

Há algumas décadas as opções de snacks e lanches para as crianças eram pouco variadas e pouco saudáveis. Mas, atualmente, já existem centenas de alternativas ao pão com chocolate e aos cereais açucarados. Desde iogurtes sem açúcares adicionados, snacks de fruta natural, snacks vegetais, entre outros.

Os mais pequenos não têm de abdicar a 100% das suas guloseimas favoritas, mas procure reduzir o consumo de alimentos e bebidas ricos em açúcar para evitar problemas como a acumulação de tártaro e o desenvolvimento de cáries dentárias. Lembre-se de que o consumo de algumas frutas e vegetais ricos em fibras ajudam a estimular a produção de saliva e promovem a limpeza da superfície dentária.

As visitas ao dentista são fundamentais para manter os dentes saudáveis.

 

Se os seus filhos ou educandos nunca visitaram o dentista ou não o fazem há muito tempo, agende uma consulta assim que possível.

Marque uma consulta de avaliação médica completa sem qualquer compromisso numa das clínicas OralMED Medicina Dentária que existem no país. Terá à sua disposição equipas multidisciplinares de dentistas, incluindo Odontopediatras, vocacionados para cuidar dos Pacientes mais novos. Terá ainda acesso, logo na primeira consulta, a meios de diagnóstico avançado, para ficar a conhecer em detalhe o estado da Saúde Oral dos seus filhos.