Inteligência Artificial

  • Inteligência Artificial

    De olhos postos no Futuro da Medicina Dentária

    Perceba como é que esta tecnologia está a entrar no mundo da Saúde Oral.

    Saúde Oral

Notícias

Mesmo em 2020, a percepção generalizada que existe sobre Inteligência Artificial ainda está muito presa à realidade que os livros e filmes de ficção científica nos mostram. Mas a Inteligência Artificial já não é "coisa de ficção". E pode estar cada vez mais próxima de entrar no mundo da Medicina Dentária.

O que é a inteligência artificial?

 

O que é a Inteligência Artificial (IA)? 

De um modo muito simples, considera-se Inteligência Artificial qualquer tarefa realizada por uma máquina ou software que de outra forma precisaria de ser realizada por um ser humano. Ou seja, são todas as tarefas realizadas por algo artificial que, até um passado muito recente, precisariam do poder de decisão e inteligência de adaptação humanos para poderem ser levadas a cabo de forma eficaz.

Os sistemas de Inteligência Artificial devem ser capazes de realizar pelo menos uma destas tarefas: racionalizar, planear, aprender, resolver problemas, percepcionar criar e/ou socializar.

 

Como é que a IA pode ser usada em Medicina Dentária?

A beleza da Inteligência Artificial na Saúde é que pode ser usada para analisar um enorme volume de dados e fazer diagnósticos extremamente precisos. Sendo possível, ou assim se espera, chegar-se conclusões com um grau de rigor superior às apresentadas pelo Médico mais competente no mundo inteiro. Embora este nível de precisão esteja ainda alguns anos no futuro.

Em Medicina Dentária, esta tecnologia pode ser usada, por exemplo, para ler ortopantomografias, identificando problemas que podem ir desde as cáries dentárias aos perigosos quistos silenciosos. Estima-se que um software de Inteligência Artificial, devidamente programado para o efeito, consiga um diagnóstico de cárie 20% mais eficaz do que um Médico Dentista experiente. Não se esqueça que um computador não é influenciado pelos mesmos estímulos nem pode ficar fatigado como um ser humano.

Nos últimos cinco anos têm sido dados passos extraordinários no sentido de implementar Inteligência Artificial nos consultórios de Medicina Dentária com a introdução de sistemas “deep learning”. Estes sistemas já estão cada vez mais preparados não só para ler bases de dados, como para processá-las e analisá-las de forma crítica, imitando a forma como o cérebro humano trata informação.

A Inteligência Artificial já começou a ser introduzida em Medicina Dentária.

 

De olhos postos no Futuro

À medida que a tecnologia vai evoluindo, o mundo da Saúde Oral encontra-se prestes a entrar na revolução da Inteligência Artificial, com a introdução destes sistemas já a ser feita em alguns equipamentos e software de planeamento de tratamentos.

E, tal como todas as inovações que surgiram em Medicina Dentária, os Médicos Dentistas irão continuar atentos de forma a enriquecer as suas práticas com quaisquer tecnologias que sirvam para melhorar o atendimento e tratamento dos seus Pacientes.

 

Se ainda não visitou o seu dentista este ano, aproveite para agendar uma consulta de avaliação completa numa das mais de 50 clínicas OralMED Medicina Dentária. Terá à sua disposição equipas médicas multidisciplinares, preparadas para o ajudar com qualquer problema. E poderá contar com meios de diagnóstico avançados para ficar a conhecer, em detalhe, o estado da sua Saúde Oral. Sem qualquer compromisso.